João Pessoa
Feed de Notícias

Profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos participam de oficina

terça-feira, 29 de outubro de 2013 - 18:16 - Fotos:  Ricardo Puppe

Mais três médicos cubanos desembarcaram no aeroporto Castro Pinto para trabalhar nos municípios paraibanos pelo Programa Mais Médicos. Eles chegaram no sábado (26) e nesta terça-feira (29) começaram a participar de uma oficina que está sendo realizada no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o próximo dia 1º.

Nos quatro dias eles terão conhecimentos sobre assistência farmacêutica; atenção básica; redes e regionalização; vigilância; farão visita a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde de João Pessoa e irão aos municípios onde trabalharão.

Reynaldo Diaz Martinez é cubano, fez o curso lá e estava atuando em Portugal. Ele vai trabalhar no município do Conde. Já Wilian Blanco Lopes vai para São José de Piranhas e Violenia Engracia Dias Arias para Bernardino Batista. Ela, que tem 23 anos de experiência na atenção básica, falou que a vinda para o Brasil tem o espírito colaborativo acima de tudo. “A minha intenção de sair de Cuba é colaborar em outros países para ajudar aos povos que mais necessitam”, disse ela.

A vinda dos três profissionais faz parte do 2º ciclo do Programa Mais Médicos. No total, serão 10 estrangeiros e 26 brasileiros. No primeiro ciclo foram 47 brasileiros e 13 estrangeiros.

Quanto à necessidade de haver um terceiro ciclo, a gerente operacional da Atenção Básica, Shenia Maria Felício Felix, explica que vai haver um estudo. “A Comissão Estadual do Programa Mais Médicos vai fazer um levantamento dos municípios que solicitaram médicos pelo Programa Mais Médicos e ainda não receberam profissionais”, observou.