João Pessoa
Feed de Notícias

Profissionais dos Creas participam de formação sobre sistema de atendimento

terça-feira, 7 de junho de 2016 - 12:50 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), encerrou, nesta terça-feira (7), em João Pessoa, a formação para profissionais dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Regionais e Municipais, para a atualização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A capacitação foi dividida em três turmas, de forma que todos os Creas municipais e regionais foram contemplados. Na ocasião, os profissionais também receberam instruções para utilizar o Relatório Mensal de Atendimento (RMA) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Banco de dados nacional – O Sípia Sinase é um Sistema de Informação em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medidas socioeducativas, vinculado a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O Sistema tem abrangência nacional, banco de dados único e todos os operadores de direitos estão em rede utilizando a mesma ferramenta.

Um dos objetivos do Sipia Sinase é abastecer com informações as instâncias das Instituições que executam medidas, Varas da Infância e Juventude, Ministério Público e órgãos competentes nas três esferas de governo para a formulação e gestão de políticas públicas.