Fale Conosco

25 de fevereiro de 2013

Profissionais do SUS concluem curso técnico de Enfermagem



O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) promoveu na sexta-feira (22),  a colação de grau do curso técnico em Enfermagem. A solenidade foi realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. A turma “Anjos da Enfermagem” foi formada por 28 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Edlene Quirino trabalha no posto de saúde da Imaculada, em Bayeux, há oito anos. Ela avalia que os ensinamentos vão ajudar a melhorar a função desempenhada diariamente. “A lição mais importante que aprendi foi a humanização. É isso que tento levar comigo a cada atendimento nas comunidades”, falou.

Para a oradora da turma, Josicleide Alves Albino, todos os concluintes têm algo em comum: o amor pela saúde e pelo cuidado ao próximo. “Agora somos técnicos em Enfermagem, profissionais que dedicam atenção às pessoas quando elas mais precisam e encontramos nesta dedicação um caminho que nunca foi e nunca será fácil, mas tínhamos clareza disso quando escolhemos esta profissão. Contudo, o afeto e a confiança, que nos é dedicado pela população, a cada procedimento, servem de estímulo para que continuemos nossa jornada no Sistema único de Saúde”, declarou.

A gerente executiva de Atenção à Saúde, Patrícia Assunção, que representou o governador Ricardo Coutinho e o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, lembrou que um dos grandes compromissos do Governo do Estado é com a política de educação permanente e os processos de formação em saúde para o fortalecimento do SUS. “Que esse compromisso que vocês assumem aqui hoje, seja reafirmado e renovado diariamente e que nunca esqueçam de que o conhecimento é a única riqueza que ninguém jamais nos tira”, aconselhou.

“O Cefor-PB, enquanto instituição, provoca, através dos seus professores que intitulamos de facilitadores, o despertar do carinho pela profissão,” disse a diretora administrativa do Centro, Cylene Nóbrega,

Atualmente, o Cefor-PB oferece os cursos técnicos em Vigilância em Saúde (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Cuité); em Hemoterapia (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Princesa Isabel) e em Saúde Bucal (João Pessoa).

O Cefor-PB vai oferecer também cursos de aperfeiçoamento, especialização e outras pós-graduações ainda este ano. Até a próxima sexta-feir (1º) estão abertas as inscrições para os cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em Políticas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, na modalidade Educação à Distância (EAD). Os cursos serão oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) e da Secretaria de Educação à Distância (Sedis), em parceria com o Ministério da Saúde.

Até o dia três de março, os profissionais de Saúde podem se inscrever para dois cursos de pós-graduação Lato Sensu de especialização em saúde da família. Os cursos são “Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidados” e “Gestão da Atenção Básica e de Redes Microrregionais de Saúde”. Eles são oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Cefor-PB, em parceria com a UFPB. As inscrições gratuitas acontecem, exclusivamente, pelo site www.ccm.ufpb.br/cesf2013.