João Pessoa
Feed de Notícias

Profissionais do HRC recebem curso de capacitação

terça-feira, 18 de maio de 2010 - 10:45 - Fotos: 

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), através da Coordenação de Fisioterapia, promoveu uma capacitação com todo o quadro de profissionais de Fisioterapia da unidade. O curso, com duração de 20 horas, teve como foco a Ventilação Mecânica e Manobras de Fisioterapia Respiratória e foi ministrado por George Márcio da C. e Souza, que é mestre e especialista no assunto. Segundo a coordenadora de Fisioterapia do HRC, Amanda Rolim, a capacitação trouxe técnicas avançadas e atualizadas para a equipe. Para o diretor geral do hospital, Antônio Fernandes Filho, a iniciativa contribuiu para que o atendimento prestado pelo HRC ficasse equiparado a grandes centros de referência do país.

Segundo Amanda Rolim, os profissionais que participaram desta capacitação, realizada nos últimos dias 14 e 15, estão preparados para auxiliar pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou mesmo na clínica médica a melhorar o desempenho respiratório, evitando complicações como pneumonias. “O professor George Márcio, que é especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo ( USP) e Mestre em Reabilitação Pulmonar pela UNIFESP trouxe o que existe de mais moderno em técnicas de fisioterapia usadas em São Paulo e até na Bélgica. Quando sentamos e fazemos exercícios de movimentação com os pacientes que estão muito tempo deitados proporcionamos melhoria no desempenho dos órgãos, o que pode acelerar a possibilidade de melhoria e alta do paciente”, afirma Amanda.

Melhorar a qualidade no atendimento

Para Antônio Fernandes, essa iniciativa deixou o HRC como uma das unidades mais preparadas e atualizadas da região no atendimento de pessoas com problemas respiratórios. “Um dos objetivos desta capacitação foi melhorar a qualidade no atendimento do hospital, aplicando as práticas realizadas nos grandes centros de referência de Fisioterapia Respiratória. Além disso, um paciente atendido por esses fisioterapeutas disponíveis 24 horas, faz com o que ele se recupere mais rápido, evitando também gastos desnecessários para a unidade que podem ser aplicadas em outras áreas”, afirmou o diretor.

A capacitação também foi extensiva aos estudantes e profissionais que, futuramente, poderão atuar no quadro de profissionais do HRC que possui fisioterapeutas em regime de plantão 24 horas para dar suporte junto ao médico na ventilação respiratória de pacientes com insuficiência respiratória e outras complicações pulmonares decorrentes das enfermidades, do tempo de internação, da pouca movimentação corporal.

Da Assessoria de Imprensa do HRC