Fale Conosco

4 de maio de 2018

Profissionais do Hospital de Trauma participam de capacitação sobre RCP nos setores de trabalho



profissionais do hospital de trauma participam de capacitacao (2)Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Posto I e II do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto, em João Pessoa, participaram in loco de um treinamento prático sobre os protocolos de Reanimação Cardiopulmonar – RCP. A atividade visa qualificar os colaboradores, na identificação prévia de uma parada cardiorrespiratória, como também a melhoria na qualidade e no desempenho no atendimento as vítimas.

A capacitação denominada “Projeto Código Azul” vem sendo realizada em todos os setores da assistência e da administração da unidade de saúde, durante o mês de maio, e está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Estágios, Capacitação e Eventos (Nece) e a Gerência de Enfermagem do complexo hospitalar.

De acordo com o enfermeiro socorrista e técnico em anestesiologia, responsável pela capacitação, Allyson Adriano Araújo, o trabalho desenvolvido no local de trabalho é importante porque se cria rotinas e se conhece as realidades locais. “Uma de nossas metas é capacitar o máximo de profissionais sobre os protocolos de RCP, bem como os orientar sobre a importância da identificação precoce da parada cardiovascular e dos procedimentos adequados a serem realizados, dando assim mais chance de sobrevida às vítimas”, explicou.

Durante a qualificaçãoforam tiradas dúvidas sobre os conceitos teóricos e práticos referentes aos protocolos de RCP, como também verificadas e corrigidas as ações dos presentes, em situações extremas, por meio de estudo de casos.

A técnica de enfermagem Leticia Morais enfatizou que os trabalhos engradecem desenvolvimento do seu ofício. “A iniciativa é maravilhosa, pois nos mostra na prática os protocolos de RCP, além de nos dar dicas para a identificação mais rápida e precisa da parada cardiorrespiratória. Trabalhamos em hospital de urgência e emergência e tudo que possa dar embasamento para a realização de nossas atividades, com mais eficácia e eficiência é de extrema importância”, concluiu.

A reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, esses órgãos acabam por entrar em necrose, pondo em risco a vida da pessoa.