João Pessoa
Feed de Notícias

Profissionais do Complexo vão trabalhar todas as formas de atenção à saúde da criança

segunda-feira, 5 de outubro de 2009 - 16:52 - Fotos: 

As crianças que procurarem atendimento médico no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, serão recebidas com muita festa. Durante toda esta semana, o hospital realiza a 1ª Semana de Saúde, Arte e Cultura. O evento começou na manhã desta segunda-feira (5) e vai até a próxima sexta-feira (9), com o objetivo de trabalhar todas as formas de prevenção à saúde da criança. “Será uma semana diferente e, de maneira lúdica, vamos mostrar o que as crianças devem fazer para ter uma vida saudável”, disse a diretora do Complexo, Darcy Lucena.

Para a realização desta semana, quase todos os setores do órgão, como os de Odontologia, Serviço Social, Psicologia, Alimentação e Nutrição, Fonoaudiologia e Fisioterapia estarão envolvidos com a programação. Na manhã desta segunda-feira, os profissionais do setor de Odontologia montaram um escovódromo e ensinaram as crianças a forma correta de escovar os dentes, de usar o fio dental e como prevenir a cárie e outras doenças da boca. A cada dia, um setor do hospital ficará encarregado de colocar em prática a sua programação.

Aprender brincando – Todas as informações sobre saúde serão repassadas de forma teatral com o uso de bonecos. “Vamos trabalhar e mostrar para as crianças como cuidar da saúde do corpo sempre usando a brincadeira como instrumento de informações”, disse a diretora geral do Arlinda Marques.

Além das informações sobre saúde, todos os dias haverá apresentação de grupos de dança, teatro e de música. Enquanto esperam a vez de ser atendidas, as crianças podem participar das brincadeiras e depois do atendimento voltam a brincar.

Graças a uma campanha realizada pelos funcionários do próprio hospital, as crianças estão recebendo brinquedos. Um lanche saudável a base de frutas está sendo servido duas vezes por dia. “Nada de bombons, pipocas, picolés e outras guloseimas; esta semana é tudo para o bem da saúde de nossas crianças”, destacou Darcy Lucena.

Ainda como parte da programação da 1ª Semana de Saúde, Arte e Cultura, na próxima quinta-feira (8), o Arlinda Marques estará inaugurando um serviço destinado aos funcionários que querem deixar de fumar. Nessa primeira fase do programa, serão beneficiados os servidores e o programa vai ser estendido aos pais e acompanhantes dessas crianças que são fumantes passivos.

 

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB