Fale Conosco

16 de maio de 2016

Profissionais do acolhimento do Hospital de Trauma participam de treinamento



Visando a eficiência e a atualização nas diretrizes do acolhimento humanizado recomendado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizado um treinamento com os profissionais de enfermagem do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Na ocasião, os técnicos e enfermeiros tiraram dúvidas e foram orientados em atividades práticas realizadas na instituição.

“A humanização no atendimento ultrapassa a porta de entrada da instituição, ela se estende a todos os serviços prestados aos pacientes até a saída da unidade hospitalar, por isso oferecemos as constantes capacitações para que nossos profissionais se atualizem e reciclem o conceito de humanização do atendimento”, explicou a gerente de enfermagem da instituição, Daína Jerônimo.

Daína ressaltou que é muito importante que o trabalhador entenda que o acolhimento não é uma simples triagem, e sim, uma ferramenta que não pressupõe, hora nem profissional específico para utilizá-la, mas que tenha uma percepção integral do que é acolher. “É necessário que as instituições públicas de saúde incorporem o acolhimento como um instrumento que vem para somar e humanizar as práticas dos serviços de saúde”, frisou.

Lena Maria Santos, enfermeira da unidade hospitalar, ressaltou a importâncias desta capacitação. “O acolhimento é o cartão de visita desta unidade hospitalar, por isso a reciclagem deve ser uma constante, pois permite uma autoavaliação para que os nossos serviços sejam eficazes e eficientes”, concluiu.