Fale Conosco

23 de maio de 2016

Profissionais de saúde participam de oficina de coleta e manejo de amostras biológicas



Uma oficina de coleta, manejo, transporte e conformidades das amostras biológicas é ministrada por uma equipe técnica do Lacen-PB para profissionais de saúde nesta segunda-feira (23), das 8h às 15h, no auditório do Hospital de Trauma, em Campina Grande. Na oficina, os profissionais também recebem orientações sobre identificação e tratamento de não-conformidades, além de procedimentos operacionais padrão das amostras biológicas, que são mostras de materiais como urina, sangue, tecidos, células e DNA, entre outros, utilizados para investigações biológicas a laboratoriais.

Na oficina, os técnicos do Lacen-PB dão orientações aos profissionais sobre procedimentos relativos ao encaminhamento de amostras para análise, atendendo a pré-requisitos legais e técnicos para evitar a rejeição das amostras enviadas, conforme consta no “Manual de coleta, acondicionamento e transporte de amostras biológicas para exames laboratoriais”.

O Lacen-PB realiza exames de alta e média complexidade e por ser um centro de referência estadual em diagnóstico laboratoriais tem como meta realizar etapas de normatizações, capacitações e atualizações tecnológicas, a exemplo desta oficina, visando um atendimento padronizado por todas as unidades de saúde do Estado.

A oficina é destinada aos profissionais que atuam nas Vigilâncias Epidemiológicas dos 42 municípios que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), e a gerente do órgão, Tatiana Medeiros, também encaminhou ofícios para que profissionais dos hospitais e serviços de saúde de Campina Grande participem da oficina.

Além dos profissionais dos municípios da área de atuação da 3ª GRS, de Campina Grande, foram convidados a participar profissionais do Samu, Hospital da FAP, Clipsi, Dr. Edgley, Hospital Antônio Targino, João XXIII, Isea, HUAC, UPA, Hospital de Trauma, Pedro I, da própria Vigilância em Saúde do município, além da direção do Hospital de Queimadas.