Fale Conosco

20 de fevereiro de 2013

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove nesta quarta-feira (20) a Qualificação em Manejo Clínico da Dengue para 130 profissionais (médicos e enfermeiros) da 4ª Macro Região de Saúde que compreende 40 municípios.  O evento acontece no Hotel Netuanah, na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

A abertura oficial da Qualificação foi feita pela secretária Executiva de Saúde, Cláudia Veras, que representou o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza. Ela destacou a importância do evento para o Estado e para a população. “Nós, enquanto gestores, temos o compromisso e estamos preparando esses profissionais para o enfrentamento da doença, mas a população precisa dar a sua colaboração colocando em prática ações de caráter preventivo para que juntos possamos manter a doença sob controle em nosso Estado”, afirmou.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, disse que espera que os profissionais de saúde se transformem em agentes multiplicadores de informações de forma a nortear uma melhor condução clínica dos casos de dengue, por meios de métodos e medidas adequados.

Para o médico infectologista Francisco de Assis Silva e Paiva, que conduziu a qualificação, esses profissionais estão sendo capacitados para acompanhar o quadro clínico do paciente, identificar todos os casos suspeitos de dengue e tomar as medidas necessárias com vistas a evitar que casos simples se evoluam para graves e com isso evitar ou diminuir a mortalidade por causa da doença.

O médico Pablo de Almeida Leitão, que representou o Hospital Regional de Cajazeiras, afirmou que a capacitação vai servir como atualização para os profissionais que estão conhecendo as novas diretrizes e condutas do Ministério da Saúde com relação à doença, além de proporcionar a troca de informações e experiências com outros municípios.

Para o enfermeiro Francisco Pereira de Santana, que representa o município de Lastro, a qualificação vai servir como reforço nas condutas e procedimentos adequados para tratar todos os casos de dengue, prestando a assistência aos pacientes com a adoção de medidas oportunas e orientações necessárias para o controle da doença.

De acordo com o cronograma, as demais datas para as outras qualificações serão nos dias 27 de fevereiro, 06, 13 e 19 de março de 2013. Ao todo serão mais de 700 profissionais qualificados até o final do mês de março para multiplicação e utilização do fluxograma de dengue proposto pelo Ministério da Saúde, colaborando assim com resultados positivos junto aos indicadores de mortalidade da doença.