João Pessoa
Feed de Notícias

Profissionais de saúde mental participam de evento comemorativo no Cefor

terça-feira, 28 de agosto de 2012 - 15:08 - Fotos: 

Foto: José Lins/Secom-PB

Psicólogos e profissionais que atuam no serviço de saúde mental do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira participaram nesta terça-feira (28) de evento comemorativo em alusão ao Dia do Psicólogo e aos 50 anos da regulamentação da profissão de Psicologia no país. A programação especial, iniciada com a mesa redonda para discutir a “Interface entre Psicologia e Justiça da Saúde Mental”, foi realizada no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A mesa de abertura do evento contou com a diretora administrativa do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Kalina Carvalho; a coordenadora de Saúde Mental do Estado, Milaneide de Souza; a coordenadora de Psicologia do Juliano Moreira, Daisy de Fátima Soares, além do desembargador do Tribunal de Justiça, Frederico Coutinho e do representante do Sindicato dos Psicólogos, Eduardo Soares.

Segundo Daisy Soares, além de discutir pontos inerentes aos serviços prestados no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, o evento celebrou e ratificou a importância da atuação do profissional de psicologia no tratamento dos usuários que utilizam o atendimento realizado pela instituição. “Os psicólogos que atuam no Juliano Moreira são parte fundamental do serviço prestado especialmente no que diz respeito ao trabalho de desmistificar o estigma que o individuo carrega como doente mental, buscando sua ressocialização, através da valorização dos seus potenciais”.

A equipe de 23 psicólogos que atua no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira é responsável pelo atendimento individual e coletivo dos usuários do serviço, além do acompanhamento nas oficinas terapêuticas e atividades físicas.

Ainda durante o evento comemorativo, Daisy também fez questão de enfatizar a necessidade da atuação dos profissionais de psicologia cada vez mais latente na sociedade atual. “A atuação dos psicólogos tem sido cada vez mais necessária nos dias atuais. A sociedade vem pedindo a ajuda destes profissionais para superar e até saber conviver com os anseios e angústias que todos nós temos e passamos”.