Fale Conosco

25 de fevereiro de 2014

Profissionais de saúde da região de Patos recebem qualificação em manejo clínico da dengue



ses manejo clinico da dengue em patos 21 270x202 - Profissionais de saúde da região de Patos recebem qualificação em manejo clínico da dengueA Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e Núcleo de Doenças Transmissíveis do Estado, com apoio da 6ª Gerência Regional de Saúde, realizou, nesta segunda-feira (24), uma capacitação destinada a enfermeiros, médicos, pessoal dos hospitais, UPAs e SAMU dos municípios da regional Patos. Mais de 100 pessoas frequentaram a Qualificação em Manejo Clínico da Dengue.

Conhecimentos gerais sobre a dengue, sintomatologia, tratamento, formas corretas de atendimento, encaminhamento ao hospital, com objetivo de reduzir a forma grave da doença, foi um dos objetivos dessa capacitação. Em 2013, a Secretaria de Estado da Saúde realizou essa qualificação em João Pessoa para 500 pessoas. Este ano a meta é atingir 1.000 profissionais, a partir desse trabalho descentralizado, mais próximo dos profissionais de saúde, acontecendo com todas as 12 gerências regionais de saúde.

ses manejo clinico da dengue em patos 5 270x202 - Profissionais de saúde da região de Patos recebem qualificação em manejo clínico da dengue“Quanto mais profissionais qualificados, melhor será a assistência ao paciente com suspeita de dengue”, comentou a facilitadora Isabel Sarmento, da Vigilância em Saúde. Segundo ela, até a 8ª semana epidemiológica foram registrados 416 casos, mas, conforme disse, os números não condizem com a realidade. “Pelo atual cenário do Brasil, Nordeste e Paraíba, esses números estão baixos. Temos muitos mais casos. Por isso esperamos que esses profissionais de saúde que estão saindo da capacitação tenham o entendimento que no momento da suspeita notifique para que possamos, a partir daí, gerar outras ações, não apenas de vigilância epidemiológica, mas de Vigilância Ambiental”, enfatizou.

Isabel Sarmento destacou a importância do trabalho educativo com a população e pediu para que todos tenham cuidado com o armazenamento inadequado de água, para não servir de criatório do mosquito Aedes aegypti e que abram a casa para receber o agente comunitário de endemias para que ele desenvolva bem seu trabalho. Ela comentou que a situação da Paraíba inspira cuidados em relação à dengue, pois há muitas sub-notificações.

ses manejo clinico da dengue em patos 3 270x202 - Profissionais de saúde da região de Patos recebem qualificação em manejo clínico da dengueCom relação ao sistema de informação online da dengue, alimentado com todas as notificações em tempo real, antes apenas 49 municípios na Paraíba tinham acesso à ferramenta, mas a partir de março todos os 223 municípios estarão preparados para usar o sistema.

Houve também mudanças na classificação da dengue. Antes havia a dengue clássica, dengue com complicação, febre hemorrágica da dengue e síndrome hemorrágica da dengue. Para este ano o Ministério da Saúde lançou nova classificação: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

A mesma capacitação será oferecida nesta terça-feira a médicos e enfermeiros da região de Piancó (7ª GRS) e na quarta aos de Princesa Isabel (11ª). O encontro tem como local o auditório da Gerência Regional de Educação, que funciona no antigo Colégio Dom Fernando.