Fale Conosco

30 de agosto de 2011

Professores têm até 10 de setembro para se inscrever em cursos de licenciatura



Os professores efetivos e temporários da educação básica da rede pública estadual de ensino que não possuem formação superior têm até o dia 10 de setembro para se inscrever nos cursos de formação inicial, presencial e a distância, no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). A convocação está sendo feita pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Recursos Humanos (GEREH).

O objetivo do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é garantir aos docentes em exercício na rede pública a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96 com vistas à melhoria da qualidade da educação básica no País.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria da Educação, estão sendo oferecidas 1.219 vagas nos diversos cursos de licenciatura, na modalidade presencial e à distância, e as aulas terão início em fevereiro de 2012.

Para saber quais são as Instituições de Ensino Superior participantes do Parfor, os municípios onde estão sendo ofertados os cursos (com detalhes sobre o tipo de formação) e o número de vagas, e também para realizar a pré-inscrição, os professores deverão acessar a Plataforma Freire no endereço eletrônico (http://freire.mec.gov.br).

Quem nunca acessou o ambiente virtual deve clicar em “Primeiro Acesso à Plataforma Freire” para cadastrar o seu currículo. Se o professor já tiver seu currículo cadastrado na Plataforma, deve clicar em “Já sou cadastrado” para realizar sua pré-inscrição.

Mais informações sobre os cursos e sobre o processo como um todo podem ser adquiridas través dos telefones (83) 3218-4049 e 3218-4076.