João Pessoa
Feed de Notícias

Professores peruanos conhecem programa ‘Paraíba faz Educação’

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 - 17:49 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

Equipe peruana durante visita ao IFPB. Foto: Walter Rafael/Secom-PB

Uma equipe de professores do Peru está em missão na Paraíba, conhecendo metodologias de gestão educativa e estratégias pedagógicas bem sucedidas nos programas e projetos dos governos Estadual e Federal. Os peruanos iniciaram a agenda de intercâmbio na última segunda-feira (12) e encerram as atividades neste sábado (17).

Na manhã desta quinta-feira (15), a missão peruana assistiu a apresentações dos projetos do Governo do Estado, dentro do programa “Paraíba faz Educação”. A professora Jerusa Andrade, representando a secretária executiva da Educação, Márcia Lucena, mostrou aos professores do Peru uma síntese dos 33 projetos que integram o programa, lançado no mês de agosto pelo governador Ricardo Coutinho. Jerusa revelou que os educadores peruanos demonstraram interesse nas experiências da Paraíba na área da educação.

O “Paraíba faz Educação” inclui qualificação do professor, segurança nas escolas, inclusão digital e diversos programas de gestão e incentivo. Dentre os 33 projetos, o destaque vai para Caminhos da Gestão Participativa; Educador Digital; Educação em Movimento; Plano Estadual de Enfrentamento à Violência nas Escolas; Primeiros Saberes da Infância; Formação Continuada dos Conselhos Escolares; Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais; Formação Inicial e Continuada no Sistema Braille; Memória do Povo da Paraíba; A Cor da Cultura; Formação em Educação do Campo; Educaçãoem Direitos Humanose Cidadania; Programa Mais Educação.

No evento desta manhã, realizado no Instituto de Educação da Paraíba (IFPB), um grupo de estudantes do Centro Estadual de Arte do Ensino Fundamental e Médio (Cenated) se apresentou para a missão de professores do Peru.