João Pessoa
Feed de Notícias

Professores participantes do Programa Gira Mundo Finlândia retornam à Paraíba

terça-feira, 29 de novembro de 2016 - 18:35 - Fotos:  João Francisco Secom Pb

Os professores Luis Melo, do Sesquicentenário e Daniela Soprani, da Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha (EEPAC), participantes do Programa Gira Mundo Finlândia, retornaram à Paraíba nesta terça-feira (29), após oito semanas de imersão no sistema educacional finlandês. Outros 18 professores da rede estadual de ensino que também fazem parte do programa retornam à Paraíba nos próximos dias.

O professor Luis Melo contou como foi sua experiência na Finlândia, onde teve contato com um sistema de educação considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como referência para o mundo. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Posso dizer que esse investimento terá um retorno garantido para a Paraíba, pois fomos 20 professores, unidos e comprometidos e voltamos 20 multiplicadores das boas práticas educacionais finlandesas”, disse o professor.

Após retornarem, os professores aplicarão um projeto de desenvolvimento, colocando em prática os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas na Finlândia, na Häme University of Applied Sciences (HAMK), universidade de ciências aplicadas especializada em educação profissional e em cursos moldados para necessidades de grupos de professores.

O professor Luis Melo destacou pontos positivos observados durante a sua experiência na Finlândia: “A questão da eficiência, da valorização do sistema público de educação e de seus profissionais, a confiança e a autonomia, tudo isso chamou muito a minha atenção, além da aplicação prática da teoria. Outra questão importante é a unificação do sistema educacional em todo o país”.

O programa Gira Mundo é uma iniciativa dos Governos da Paraíba e da Finlândia, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). Nesta edição foram enviados 20 professores para a Finlândia, país que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), é referência em educação para o mundo.

A professora Daniela Soprani comemorou sua participação no programa. “Esta formação foi completa! Aprofundei meus conhecimentos pedagógicos, aprendi muito. Foi uma experiência desafiante, mas enriquecedora!”, destacou a professora Daniela Soprani.

Na Finlândia, os professores aprenderam sobre o sistema educacional finlandês, tiveram aulas todos os dias, das 9h às 15h, com dinâmicas em grupo, apresentação de seminários sobre temas educacionais específicos, elaboração de trabalhos colaborativos e visitas técnicas às escolas finlandesas em Hämeenlinna. O grupo também conheceu as organizações ligadas à educação profissional como ProAkademia e Demola, na cidade vizinha de Tampere. Os professores puderam ainda vivenciar experiências culturais enquanto se adaptavam às condições climáticas locais, importantes para a compreensão das tradições.

Foram investidos mais de R$ 4 milhões, tanto na edição canadense do Gira Mundo, voltada para estudantes e lançada no início deste ano, quanto na edição finlandesa, voltada para professores. Gastos com alimentação, hospedagem, passagem, entre outros, foram custeados pelo Governo do Estado. Além disso, os professores receberam uma bolsa mensal.

Para o professor Luis Melo, a experiência mudou a sua forma de ver a educação. “Confesso que fui muito desmotivado, mas volto acreditando que é possível fazer educação de qualidade. Agora, depois dessa experiência, tenho um ânimo a mais e me sinto um agente de mudança, para inovar e aumentar a qualidade do ensino na Paraíba ”, finalizou o professor.