Fale Conosco

22 de março de 2013

Professores inscritos na especialização têm momento preparatório para educação à distância



Os professores inscritos no ‘Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares’, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), terão neste sábado (23) um momento preparatório para utilização da Plataforma Moodle, dentro da Educação à Distância (EaD). “Neste sábado estaremos apresentando a plataforma, pois daqui a duas semanas estaremos iniciando a etapa de educação à distância, que acontecerá em paralelo com as aulas presenciais”, esclareceu a gerente de Recursos Humanos da SEE, Ana Carolina Lubambo.

Este é o quinto sábado de aulas para os 2.223 professores cursistas nos 12 polos, sendo 601 servidores (professores e técnicos administrativos) em João Pessoa, em 12 turmas, no Campus V da UEPB (que funciona na Escola Estadual José Lins do Rego, no Cristo) e 424 servidores, em oito turmas que funcionam no Campus I da UEPB, em Campina Grande.

As aulas começam às 7h30 e acontecem até as 12h30 em 12 polos localizados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Itabaiana, Cuité, Catolé do Rocha, Araruna, Guarabira, Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Itaporanga e Patos.

O curso acontece aos sábados e é formado por nove módulos, com previsão para término no dia 11 de março de 2014, com a defesa das monografias. A especialização contempla aulas presenciais e à distância e é realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A grade curricular conta com os seguintes módulos: Identidade e Pluralidade Cultural, Tecnologias Educacionais, Processos de Cidadania e Relações Sociais, Comunicação e Linguagem, Trabalho e Sociedade, Mídia, Cultura e Imaginário Urbano, Teorias e Práticas de Pesquisa, Elaboração e Defesas de Monografias e Encerramento das Defesas de Monografias.

O curso tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais graduados e efetivos que atuam na rede estadual de educação básica. O investimento do Governo do Estado nesta ação é de R$ 9.276.650,91.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, no curso de especialização os profissionais terão a oportunidade de fazer a capacitação e uma reflexão sobre práticas pedagógicas interdisciplinares, na perspectiva de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “O curso é parte integrante do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em agosto de 2011, terá duração de 12 meses e será realizado em nove módulos, cujos conteúdos curriculares estarão voltados para os eixos temáticos norteadores da Educação no Estado da Paraíba: Educação e Identidade, Educação e Tecnologia, Educação e Campo, Educação e Cidadania, Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Comunicação, Educação e Trabalho e Educação e Pesquisa”, destacou a secretária.