Fale Conosco

27 de novembro de 2012

Professores e gestores de escolas participam do I Encontro do Programa de Ensino médio em Monteiro



Gestores escolares e professores das 27 escolas estaduais que oferecem o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) participam, em Monteiro, do I Encontro do Proemi: Nesta Discussão só quem ganha é a Educação. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Ensino Médio e Educação Profissional (Geemep). A abertura ocorre nesta quarta-feira (28) às 18h, na praça do centro da cidade, com uma palestra sobre juventudes e apresentação cultural. O seminário termina nesta sexta-feira (30).

O objetivo do seminário é avaliar as ações do programa neste ano e discutir o aprimoramento e a expansão do atendimento em 2013, além de discutir sobre os dados educacionais das escolas envolvidas. “Este encontro constitui-se em um espaço coletivo de reflexão e discussão da Educação Integrada, bem como espaço de divulgação, troca de experiências e aprendizados, afim de dar visibilidade às ações e práticas educativas das escolas do Proemi da rede estadual”, ressaltou a secretária  da Educação em exercício, Márcia Lucena.

Na quinta-feira (29) será discutida a ‘Universalização do Ensino Médio’; ‘Ensino Médio Integral e Educação do Campo’, com a participação de  professores da UEPB e UFCG. À tarde, a discussão será em torno do Proemi e dos dados educacionais. Na sexta-feira (30), será a vez dos representantes das escolas apresentarem seus relatos, experiências e encaminhamentos para 2013.

De acordo com a gerente executiva do Ensino Médio e Profissional do Estado, Ana Célia Lisboa, a expectativa é reunir cerca de 220 participantes, entre professores, gerentes executivos e regionais de Educação, técnicos da SEE e chefes dos núcleos pedagógicos.

Proemi – O Programa Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Básica; foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação estaduais e Distrital. As escolas recebem apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular. Foram atendidos na Paraíba neste ano 15.562 alunos das 27 escolas incluídas no programa.