João Pessoa
Feed de Notícias

Professores e gestores da região de João Pessoa participam de formação da Liga pela Paz

sexta-feira, 15 de abril de 2016 - 17:03 - Fotos: 

Cerca de 100 professores e gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em João Pessoa, encerraram, nesta sexta-feira (15), mais uma etapa de formação da metodologia Liga pela Paz. A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), trabalha o enfrentamento da violência, com foco na melhoria da convivência escolar, colaborando, assim, com o crescimento dos índices de aprendizagem.

De acordo com a coordenadora regional da formação no polo Nordeste, Maíse Cordeiro, o evento envolve a formação inicial de gestores e professores, para que depois eles passem pelo acompanhamento pedagógico, formação continuada e avaliação de resultados da metodologia. “Todas as gerências regionais de educação do Estado já passaram por essa formação, agora chegou a vez das escolas que estão na região de João Pessoa”, destacou.

A formação é voltada aos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. “Trabalhamos a regulação emocional e o ensinar da condição humana, além de passar ensinamentos sobre autonomia e competência emocionais para gestores e professores”, explicou a coordenadora regional. O material pedagógico da formação é baseado em dois eixos: social e emocional.

A professora Lisângela Cavalcanti, da Escola Maria de Lourdes de Araújo, localizada no bairro Tibiri 2, em Santa Rita, foi uma das participantes da formação. “A iniciativa foi muito gratificante, porque nos ajuda a refletir sobre o trabalho em sala de aula, que deve ser voltado não só ao conteúdo programático, mas também ao respeito ao ser humano e à inteligência emocional”, disse. Para a gestora da mesma escola, Walquíria de Lourdes Moura Pereira, o aprendizado da Liga pela Paz é muito produtivo. “Nos ajuda a melhorar a gestão e a relação entre o ambiente escolar e as famílias”, comentou.

Na próxima semana, nos dias 19 e 20 de abril, a formação será realizada com a equipe pedagógica da Secretaria de Estado da Educação.

Liga pela Paz – A metodologia Liga pela Paz começou a ser trabalhada nas escolas estaduais da Paraíba em 2013. Primeiro, a formação foi direcionada aos professores e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Depois, o foco foi nas famílias dos estudantes. Agora, a ação é destinada ao 6º e 7º anos. Os alunos e professores do 8º e 9º anos serão os próximos beneficiados com a formação.