João Pessoa
Feed de Notícias

Professores do projeto “Alumbrar” participam de formação para o segundo módulo

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 - 11:51 - Fotos: 

 Cerca de 150 professores do projeto “Alumbrar”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), participaram nessa quarta-feira (17) da formação para o segundo módulo do projeto, composto por três módulos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Participam da formação professores das salas do Alumbrar, supervisores das Gerências Regionais de Educação (GRE) e professores da equipe multidisciplinar do projeto, que tem como objetivo corrigir a distorção idade/ano nos anos finais do Ensino Fundamental. “Na formação, esses professores receberão a nova orientação e o novo material para dar início ao segundo módulo do projeto em fevereiro de 2015”, contou a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE, Aparecida Uchôa.

O projeto Alumbrar surgiu com o objetivo de solucionar um déficit com os alunos dos anos finais do ensino fundamental de mais de 44 mil estudantes que apresentam distorção idade/ano. “Estes alunos acabam desistindo de estudar e não conseguem chegar ao ensino médio e o nosso objetivo como rede estadual é fortalecer o ensino médio, então o implantamos no início deste ano e como algo novo e de adesão voluntária”, contou Aparecida Uchôa. O projeto funciona atualmente em 127 turmas e atende três mil estudantes.

Em 2015, novos estudantes matriculados ainda este ano que apresentem distorção idade/ano passarão a frequentar as salas do projeto Alumbrar. “Com esta nova entrada, em 2015, para ser finalizada em 2016, vamos fazer o reenturmamento de todos os estudantes matriculados agora no final do ano com distorção, para que em 2015 consigamos atingir os 44 mil estudantes”, finalizou a gerente.