João Pessoa
Feed de Notícias

Professores do curso de Mineração visitam mina escola em Santa Luzia

sexta-feira, 28 de março de 2014 - 18:07 - Fotos: 

Professores do curso de mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen, localizada no município de Santa Luzia, realizaram uma visita técnica, nesta quinta-feira (27), à Mina Escola da região com o intuito de verificar as condições estruturais para futuras atividades práticas com os alunos.

Durante a visita, os professores Antônio de Pádua Sobrinho, Clóvis Júnior, Renan Nóbrega e José Aderivaldo percorreram todas as instalações da mina verificando as formas de acesso e os equipamentos existentes. No local, ainda foi encontrada uma série de ferramentas utilizadas na década de 80 para beneficiamento da scheelita e para utilização das operações de mineração nas aulas do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que, na época, era da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O coordenador do curso de Mineração, professor Aderivaldo Nóbrega, destacou que com as condições encontradas a escola pode se tornar um centro de estudos para os futuros profissionais da mineração da Paraíba. “Muitas operações de lavra e beneficiamento podem ser explicadas usando os equipamentos existentes e a área pode oferecer grandes aulas de geologia, segurança no trabalho, planejamento de lavra, tratamento de minérios, entre outras disciplinas. Por esta razão pretendemos usar este patrimônio, que também é do povo de Santa Luzia, para preparar os futuros técnicos em mineração que sairão da escola Padre Jerônimo capacitados”, disse o professor.

O professor Antônio de Pádua Sobrinho também comentou a importância da visita “in loco” para diagnosticar o valor didático da mina para o aperfeiçoamento das aulas práticas. “Sairemos da teoria à prática oportunizando os alunos a unirem o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática. Em campo eles irão compreender como é realizada a extração de uma rocha até o seu beneficiamento”, revelou o professor.