João Pessoa
Feed de Notícias

Professores divulgam datas do seminário de Genética

segunda-feira, 8 de novembro de 2010 - 16:49 - Fotos: 
Os seminários de conclusão do projeto de pesquisa e extensão “Genética para profissionais da Saúde”, desenvolvido pelo professores do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba, Silvana Santos e Mathias Weller, estão com data marcada. O primeiro deles ocorrerá na próxima quarta-feira (10), das 8 às 11h30, no Auditório do curso de Psicologia, campus de Bodocongó da UEPB. Os outros serão realizados nos municípios paraibanos de Pombal e Sousa, dia 18 de novembro. As atividades são abertas ao público em geral, podendo participar tanto profissionais da área quanto alunos de graduação e pós-graduação.

Durante os seminários, serão apresentados os resultados consolidados do levantamento da frequência de casamentos consanguíneos e deficiência em quase 50 municípios que aderiram ao projeto – que vem sendo realizado desde o início do ano. “Os dados são surpreendentes e mostram uma grande variação na porcentagem de casamentos consanguíneos nos municípios onde foi realizada a pesquisa. Em algumas pequenas cidades da Paraíba, 41% das uniões ocorreram entre pessoas aparentadas enquanto em outras localidades esse valor não atingiu nem 1%”, disse Silvana Santos.

Os pesquisadores observaram que no Sertão, nos municípios da 4ª Macrorregião de Saúde, a taxa de consanguinidade é significativamente maior do que dos municípios da 2ª Macrorregião, em torno de Campina Grande. Em relação à deficiência, também foi observada situação semelhante. Existe um sexto a mais de pessoas com deficiência no Sertão do que no Litoral do Estado da Paraíba, indicando um processo de interiorização da deficiência.

Além de divulgar os resultados e as próximas ações do projeto, que envolvem a prospecção de doenças genéticas em dez municípios do sertão do Estado, serão entregues os certificados para todos os profissionais de saúde que participaram do levantamento. Na última semana de fevereiro de 2011, o grupo realizará um grande mutirão para avaliação clínica dos pacientes selecionados na iniciativa, envolvendo especialistas renomados, como o médico geneticista do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), professor Dr. Paulo Alberto Otto e o neurologista do Hospital das Clínicas daquela instituição de ensino superior,  Dr. Fernando Kok.

Para mais informações, confira o blog do projeto: www.geneticanosertao.blogspot.com.
 
Confira também o calendário abaixo.
 
DATA/HORA    EVENTO    LOCAL
10 DE NOVEMBRO DAS 8:00 ÀS 12:00h    Seminário “Genética para Profissionais da Saúde” dirigido aos agentes de saúde e profissionais do PSF dos municípios da 2ª Macrorregião de Saúde em Campina Grande Auditório do prédio da Psicologia da UEPB – Campus de Bodocongó em Campina Grande
18 DE NOVEMBRO DAS 7:30 ÀS 9:30h    Seminário “Genética para Profissionais da Saúde” dirigido aos agentes de saúde e profissionais do PSF de Pombal da 4ª Macrorregião de Saúde, a realizar-se em Pombal (GRUPOA)    Auditório do Posto Central Avelino Elias de Queiroga Rua Coronel João Leite s/n
Centro – Pombal – Paraíba
(próximo ao hospital Senador Rui Carneiro)
18 DE NOVEMBRO DAS 9:30 ÀS 11:30h    Seminário “Genética para Profissionais da Saúde” dirigido aos agentes de saúde e profissionais do PSF de municípios vizinhos a Pombal da 4ª Macrorregião de Saúde, a realizar-se me Pombal (GRUPOB)    Auditório do Posto Central Avelino Elias de Queiroga Rua Coronel João Leite s/n
Centro – Pombal – Paraíba
(próximo ao hospital Senador Rui Carneiro)
18 DE NOVEMBRO DAS 9:00 ÀS 11:00h    Seminário “Genética para Profissionais da Saúde” dirigido para os agentes de saúde e profissionais do PSF de municípios vizinhos a Sousa da 4ª Macrorregião de Saúde, a realizar-se me Sousa (GRUPOC)    Auditório da Faculdade de Direito da UFCG. Rua Sinfrônio Nazaré, 38- Centro – Sousa.