João Pessoa
Feed de Notícias

Professores de matemática da rede estadual são capacitados para reforçar uso de kits de laboratório

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016 - 17:23 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encerrou, nesta sexta-feira (16), a semana de formação de laboratório de matemática, voltada aos professores que vão reforçar o conteúdo prático dessa disciplina na rede estadual de ensino. A capacitação foi realizada no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

De acordo com o professor Hélder Rodrigues Macedo, um dos ministrantes da formação, o uso de kits de matemática em sala de aula dinamiza o ensino e, por isso, se torna cada vez mais comum. “Com os kits de matemática, o conteúdo que passamos para o aluno se torna mais divertido”, reforçou. Os kits possuem, entre outros itens: materiais referentes ao assunto de multiplano, sólidos espaciais, produtos notáveis, torre de Hanoy e formas geométricas.

Outro ministrante do evento foi o professor Reinaldo Luna. “Nossa missão aqui é mostrar aos outros professores de matemática que é possível dinamizar o ensino da disciplina com os kits apresentados, mesmo em sala de aula e não apenas em laboratórios especializados”, revelou. “Algumas escolas já aplicam a metodologia dessa forma e registram resultados surpreendentes”, complementou.

O professor Rogério Bezerra da Silva, da Escola Débora Duarte, que fica no bairro dos Funcionários 2, na Capital, participou da formação. “É interessante ver que podemos transformar e tornar mais atrativo o ensino da matemática que, para alguns alunos, é uma matéria pesada”, falou. Ele é professor há 11 anos e já está cheio de ideias para envolver ainda mais os alunos na disciplina a partir do próximo ano.

Na segunda-feira passada (12), a formação de professores de matemática foi realizada com os educadores da região de Sousa. Na terça-feira, aconteceu em Patos. Na quarta-feira, foi em Campina Grande e na quinta-feira reuniu os professores de Guarabira, Mamanguape e Itabaiana, também, em João Pessoa.