Fale Conosco

24 de abril de 2011

Professores de escolas públicas participam de cursos de formação na UFCG



Os professores da Educação Básica das redes estadual e municipal serão contemplados com cursos de formação continuada oferecida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A relação dos professores que tiveram sua pré-inscrição confirmada será divulgada pela coordenação dos cursos nesta segunda-feira (25), às 12h. Se o número de inscritos for maior do que o número de vagas, haverá a prioridade dos docentes efetivos para o preenchimento das vagas. Caso o número de vagas continue insuficiente, será feito um sorteio.

Os cursos serão oferecidos no período de abril a julho deste ano e terão carga-horária de 60h, 70% presenciais e 30% à distância. A parte presencial será ministrada em dez encontros que ocorrerão no período de 26 de abril a 02 de julho, de acordo com o cronograma de cada curso. As atividades à distância serão desenvolvidas por meio de leituras, atividades dirigidas, exercícios, dentre outros.

Os cursos oferecidos são: Novas metodologias para o ensino de Matemática, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I, com duas turmas com 25 alunos cada, além do curso Exploração dos materiais didáticos blocos lógicos, peças retangulares e peças poligonais nos níveis da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para a turma A, as aulas ocorrerão às quintas-feiras das 18h30 às 22h, no período de 28 de abril a 30 de junho, no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Matemática. Já para a turma B, as aulas acontecerão aos sábados das 8h às 12h, de 30 de abril a 02 de julho.

Para avaliação do ensino e das aprendizagens em sala de aula foram oferecidas 35 vagas. Serão ministradas aulas sobre O processo de ensino aprendizagem e a avaliação escolar; Modelos de avaliação das aprendizagens; Ensino e avaliação por tipologia; A auto-avaliação e a avaliação conjunta; Retorno da avaliação; Práticas avaliativas e formação docente. Nessa etapa do curso, as aulas ocorrerão às segundas-feiras das 18h30 às 22h, na UFCG, no período de 25 de abril a 26 de junho.

O professor/cursista que não comparecer ao primeiro ou ao segundo encontro será automaticamente desvinculado do curso. Nesse caso, será chamado mais um professor da lista de excedentes. Os cursistas assinarão um termo em que declarem o compromisso com a realização e a conclusão do curso.

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande concederá certificado aos docentes que concluírem o curso com a indicação da carga-horária, do aproveitamento e da frequência. Em caso de dúvidas, enviar mensagem para o e-mail formcontinuada.ufcg1@gmail.com ou ligar para a Unidade Acadêmica de Educação (83) 2101-1213.