Fale Conosco

23 de maio de 2013

Professores de creches estaduais são capacitados para uso de material didático



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEE), em parceria com a editora Moderna, promove nesta terça (21) e quarta-feira (22) uma capacitação para 200 professores das creches da rede estadual em João Pessoa. O evento ocorre no hotel Quality e objetiva capacitar e apresentar o material didático para ser utilizado com os mais de 2,5 mil alunos matriculados nas 24 creches estaduais.

Durante a abertura do evento, participaram, além dos professores, a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geeief), Aparecida Uchoa, representando a secretária Márcia Lucena; a coordenadora do Núcleo de creches da SEE, Paula Lira; o consultor da editora Moderna, Aldo Rogério, e as pedagogas Anaí Silveira e Deth Nóbrega. “Como professores, é importante que despertemos a curiosidade das crianças”, declarou Aparecida Uchoa.

O material didático adquirido pela Secretaria da Educação é da coleção Buriti Mirim, da editora Moderna, e foi escolhida por uma equipe pedagógica da SEE após análise. “Ela foi a escolhida porque se adequava melhor aquilo que a gente se propõe a fazer pedagogicamente com as creches. Ela trabalha com o todo da criança. Então, ela não tem só o livro. Ela tem o livro, tem jogos, interatividade, participação, criação e inovação, e isso nos atraiu para essa perspectiva da educação global”, explicou a gerente da Geeief.

A coordenadora do Núcleo de Creches da Secretaria, Paula Lira, destacou o ineditismo da utilização de material didático em creches estaduais. “A gente espera que a criança da creche tenha uma formação mais completa, já que até então nunca tinha sido adotado livro para as creches. O que mais importa agora é saber utilizar o material para tentar tirar o maior proveito possível, dinamizar as aulas e saber os recursos para utilizar com as crianças”, afirmou.

Formação – Inicialmente, apenas os professores das creches estaduais de João Pessoa vão participar da capacitação. A formação se dará em duas etapas, com a apresentação do material pela pedagoga da editora Moderna, Karla Cavalcante, e pela psicóloga Graça Barbosa nesta terça-feira, e o treinamento com o material nesta quarta-feira.

Os participantes foram divididos de forma que a capacitação ocorresse no contra turno do trabalho nas creches, sendo 100 pessoas pela manhã e mais 100 à tarde, para que as creches não fossem fechadas. “É um beneficio da criança e não podemos esquecer, por isso fizemos essa divisão. Posteriormente, essa formação também irá acontecer para os professores das creches de Campina Grande”, afirmou Aparecida Uchoa.

Material didático – O material didático adquirido pela Secretaria da Educação é composto por um kit para a criança, com livro didático, caderno da família, caderno do estudante, jogos e caderno de cenários, e um kit para o professor, que contém, além dos materiais do kit infantil, o livro do professor e dois livros paradidáticos. “Os professores também terão apoio no portal da editora Moderna, no qual eles encontrarão um link para a coleção Buriti Mirim com jogos e atividades on line”, afirmou Aldo Rogério, consultor da editora.

Creches – Em João pessoa, há 26 creches estaduais, sendo que cinco deverão ser municipalizadas até julho deste ano e, as demais, até janeiro de 2014. Em Campina Grande, 10 creches estão sob a responsabilidade do Governo do Estado, além de uma em Areia e uma em Lagoa Seca. No total, são mais de 2,5 mil crianças, com idades entre 2 e 5 anos e 11 meses, atendidas em creches estaduais.