João Pessoa
Feed de Notícias

Professores da UEPB vão lançar o livro Geografia e Território

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 - 10:42 - Fotos: 

Como parte da experiência do curso de Especialização em Geografia e Território do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será lançado no próximo dia 9 de fevereiro, às 14h30 e às 19h30, o livro ‘Geografia e Território – Planejamento urbano, rural e ambiental’, pela Editora Idéia e organizado pelos professores do Departamento de História e Geografia do CH, Belarmino Mariano Neto e Luciene Vieira de Arruda. O lançamento acontecerá no Auditório do Centro de Humanidades, campus III da UEPB, em Guarabira.
 
Segundo o professor Belarmino, o livro é formado pelos melhores artigos de alunos e professores, produzidos pela turma de especialização 2008/2009. “São 326 páginas com 23 artigos divididos nas áreas de planejamento territorial urbano e rural, planejamento do meio físico, planejamento técnico, cartografia e sistemas de informação geográfica, além de geografia do turismo e planejamento territorial”, acrescentou.
 
Ambos os professores, responsáveis pela organização do livro, também escreveram para a publicação. Belarmino ressaltou a boa produção e nível da turma. “Desta turma de especialização, já temos seis alunos fazendo mestrado em várias universidades, como a UFPB, UFPE e UFRN. Os artigos foram o resultado de suas pesquisas, das nossas orientações e acompanhamento dos trabalhos de campo”, afirmou o professor.

Especialização – O Departamento de Geografia e História do CH, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e da Coordenação Geral dos Cursos de Especialização, lançaram o Curso de Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental, que foi realizado no ano de 2008, dentro das condições do ensino público e gratuito, levando em conta o papel de formação de futuros professores e gestores de espaços públicos e privados.

Na perspectiva de uma geografia da intervenção, o Curso tem como uma de suas essências a idéia de que os graduados em Geografia, e nas áreas afins, possuam condições para serem profissionais a serviço da sociedade e da natureza. Objetivou-se, por exemplo, qualificar e capacitar professores e outros profissionais para atuarem enquanto planejadores urbanos, rurais e ambientais na perspectiva do Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB