Fale Conosco

18 de junho de 2015

Professores da rede estadual terão acesso a cursos online por meio do Programa Jovem Senador



O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) deu início na terça-feira (16), aos cursos “O Poder Legislativo” (40 horas), para apresentar as noções básicas sobre o Parlamento Brasileiro, e “Política Contemporânea” (60 horas), com conteúdo sobre o papel do Poder Legislativo e a evolução da política nacional. Os cursos são destinados aos professores que desejarem participar do Projeto Jovem Senador 2015 e serão realizados por meio da Plataforma Saberes. As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de agosto, no endereço http://saberes.senado.leg.br.

A parceria entre o Jovem Senador e o ILB foi concretizada para atender à demanda desses profissionais da educação por um material didático mais específico sobre o Poder Legislativo, com dicas de leituras, vídeos e áudios. Os planos de aula têm o objetivo de auxiliar o professor no desenvolvimento de temas e conteúdos de interesse dos alunos, que estejam relacionados com o processo legislativo brasileiro e a participação cidadã na vida política do país.

Após a inscrição, o professor interessado terá mais 60 dias para completar as etapas do curso antes que a plataforma se feche. Os certificados serão expedidos somente ao final, quando os inscritos tiverem concluído todas as fases previstas na ferramenta. Em 2015, os professores orientadores que tiverem alunos classificados para o Jovem Senador também viajam à Brasília, de 16 a 20 de novembro, para participar das atividades relacionadas à elaboração das leis no Brasil.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) lembra que as inscrições para o Jovem Senador estão abertas até o dia 21 de agosto. Para participar, as instituições de ensino devem promover um concurso de redação interno entre os alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais com o tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.  Os textos selecionados em cada escola deverão ser enviados à Coordenação Estadual do projeto na Gerência Executiva do Ensino Médio (Geem/SEE), no endereço: Avenida João da Mata, S/N, Centro Administrativo, 4º andar, Jaguaribe, João Pessoa – PB. CEP: 58.015-020. Para entrar em contato, os telefones são: (83) 3218-4205/ 4004/ 8898-4875.

A Secretaria de Educação selecionará três redações para representar o Estado na etapa nacional. No Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para escolher os melhores textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Os autores das 27 melhores redações, um por unidade da Federação, serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para mais informações, acesse: http://www12.senado.leg.br/jovemsenador/inicio