Fale Conosco

12 de maio de 2016

Professores da rede estadual podem se inscrever em cursos de formação complementar até dia 20



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está informando aos professores da rede estadual de ensino que o prazo para inscrições na Universidade do Professor foi prorrogado até o próximo dia 20. A iniciativa, do Ministério da Educação (MEC), tem objetivo de formar os profissionais dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, que ainda não têm formação nas disciplinas que lecionam.

As vagas são gratuitas e os cursos serão ministrados por instituições públicas ou comunitárias de educação superior. São oferecidas vagas em cursos de licenciatura nas áreas de matemática, química, física, biologia, letras (português), ciências, história e geografia.

Os cursos estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano, com a oferta de 105 mil vagas nas instituições federais de educação; 81 mil na modalidade de educação à distância, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e 24 mil vagas presenciais remanescentes das instituições federais de educação superior , ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Inscrições – As inscrições para a Universidade do Professor podem ser feitas por professores sem nível superior, em busca da primeira licenciatura; professores licenciados, mas que atuam fora da área de formação, em busca da segunda licenciatura; e professores graduados não licenciados, em busca da formação pedagógica. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire, no curso adequado à formação do candidato. O resultado será divulgado até 30 de junho.

Vagas para 2017 – Para 2017, serão ofertadas vagas em cursos de primeira e segunda licenciaturas e de complementação pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), presenciais, e do sistema UAB, à distância.