Fale Conosco

12 de abril de 2016

Professores da Rede Estadual podem realizar pré-inscrições em formação oferecida pelo MEC



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informa que continuam abertas, até o dia 5 de maio, as pré-inscrições para os cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-português, Ciências, História e Geografia, por meio da Plataforma Freire. Podem se inscrever professores efetivos, dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que ainda não possuem formação nas disciplinas que ensinam.

Segundo a subgerente de Recursos Humanos da SEE, Giselda Freire, a pré-inscrição dos interessados é importante para o planejamento da oferta de cursos e vagas nas universidades. O procedimento é simples e pode ser realizado no site: freire.capes.gov.br. A iniciativa faz parte do programa Rede Universidade do Professor, do Ministério da Educação (MEC).

A inscrição deverá ser realizada em curso de: 1ª Licenciatura – para professores sem nível superior; 2ª Licenciatura – para professores licenciados, mas que atuam fora de sua área de formação e Formação Pedagógica – para professores graduados não licenciados. Os cursos são gratuitos e ofertados pelas instituições públicas ou comunitárias de ensino superior.

Em caso de dúvidas, os professores podem enviar um e-mail para:         forum.formacaodedocentes@gmail.com ou ligar para a Gerência de Recursos Humanos (GRH), da SEE e falar com Adriano ou Giselda, pelo telefone: (83) 3218-4049.

Plataforma Freire - A Plataforma Freire, criada pelo MEC, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.

É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, ela também é informativa. Os docentes vão encontrar uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições e as modalidades de formação.