João Pessoa
Feed de Notícias

Professores estaduais participam de oficinas na Brasil-Canadá 3.0

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 11:57 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

A programação paralela da Conferência Brasil-Canadá foi aberta na manhã desta quarta-feira (4), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Cerca de 200 professores da rede estadual de ensino na Paraíba e ativistas do projeto “Ponto de Cultura” participam de workshop promovido pela equipe da TV Escola, do Ministério da Educação.

A equipe do Ministério da Educação está utilizando três salas do Centro de Congressos para as oficinas “Portal do Professor”, “Salto para o Futuro” e “TV Escola”. “O workshop acontecerá por todo o dia, pois cada grupo de professores inscritos assistirá todas as três oficinas”, explica Gisele Cunha Neves, assessora de Comunicação da TV Escola. O workshop aborda as principais ações da Coordenação Geral de Mídias e Conteúdos Digitais (CGMID) do Ministério da Educação.

Adonay Tarcísio Marques de Sousa, do Ministério da Educação, está ministrando a oficina TV Escola. “O público-alvo são professores que já fizeram ou estão fazendo cursos de capacitação voltados para conteúdos educacionais”, ressalta.

A abertura oficial da Conferência Internacional Brasil Canadá 3.0 será nesta quinta-feira (5), às 9h, com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e das Comunicações, Paulo Bernardo. Também participarão da solenidade o coordenador do Comitê Gestor da Internet (CGI), Virgílio Almeida; o cônsul geral do Canadá, Stephane Larue, e outras autoridades locais.

O Brasil Canadá 3.0 deve reunir até a próxima sexta-feira (6), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, representantes do Governo, pesquisadores e indústrias de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As discussões serão em torno do tema “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Percival Henriques, destaca que a Paraíba ganha muito por sediar a conferência Brasil-Canadá 3.0 porque conseguiu trazer um grande evento. “Isto é relevante para nós. Teremos aqui 20 empresas brasileiras e canadenses em competição. Enfim, estamos colocando o Nordeste e a Paraíba no circuito nacional e o Brasil terá muito a aprender com a experiência do Canadá na área da C,T&I, na sinergia governo, empresa e universidade”.

Na programação oficial, os participantes terão oportunidade de assistir painéis e palestras ministrados por especialistas na área de C,T&I, a exemplo do engenheiro eletricista Demi Getschko, considerado o “pai” da internet no Brasil, que vem pela segunda vez participar do encontro na Paraíba. O tema de sua palestra este ano é “O sentido Darwiniano da rede e os processos criativos em ambiente livre e neutro” e está programada para acontecer na quinta-feira, a partir das 16h30.

Para garantir que todos os participantes da Brasil Canadá 3.0 compreendam o conteúdo dos painéis e das palestras, a empresa pernambucana Tisel, assim como em 2012, irá fazer a tradução simultânea por meio de receptores (fones) digitais, multifrequência, portáteis e sem fio.

A programação completa do Brasil Canadá 3.0 pode ser conferida no link: http://www.br30.org.br/agenda.html

A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).