João Pessoa
Feed de Notícias

Professores da rede estadual concluem curso de formação “Diversidade sexual e direitos humanos na Paraíba”

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 - 17:23 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

Cerca de 200 professores da rede estadual de ensino participaram do curso de formação continuada “Diversidade Sexual e Direitos Humanos na Paraíba: novos olhares e ações entre movimento sociais, agentes públicos e universidades”. O encerramento do curso, que foi realizado em novembro e dezembro, aconteceu no último sábado (15), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em João Pessoa.

O curso aconteceu aos sábados, em João Pessoa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Severina Cavalcanti Souto e em Campina Grande, na Escola Estadual de Audiocomunicação – Liberdade e teve como objetivo proporcionar aos professores conteúdos que propiciem a valorização da diversidade humana em suas práticas educativas.

“Com este curso estamos conscientizando professores e a escola de um modo geral. É importante levar essa discussão para a sala de aula, pois é uma realidade na nossa escola”, destacou a gerente operacional de integração escola/comunidade (GOIESC), Hygia Margareth.

Participaram do curso professores das cidades de João Pessoa e Campina Grande, além de representantes das demais Gerencias Regionais de Educação do Estado (GRE). No curso foram abordados temas que fortaleceram a discussão sobre a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e o processo de ensino e aprendizagem em relação aos valores de respeito à diversidade sexual no âmbito das escolas, da família e das comunidades em que atuam.

Temas como: “Movimentos sociais, ações políticas e afirmação da cidadania LGBT”, “Dinâmicas de hierarquização e reflexos sobre os processos de exclusão na escola”, “Direitos humanos e diversidades nos materiais educativos”, “Diversidade sexual e formação docente”, “Práticas pedagógicas e diversidade sexual”, “Projeto de ação na escola: construindo o plano escola sem homofobia”, “Plano político pedagógico e o enfrentamento à discriminação na escola” e “Educação em e para os direitos humanos”. Os professores que participaram do curso serão multiplicadores em suas escolas de origem, aplicando o plano de ação que foi desenvolvido durante o curso na sua escola e em outras escolas da sua GRE.

O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a UFPB e a Secretaria de Estado da Educação (SEE), que envolveu a Gerência Operacional de Integração Escola/ Comunidade (GOIESC), com o apoio da 1ª GRE (João Pessoa) e da 3ª GRE (Campina Grande). O curso foi coordenado pelo professor José Baptista Neto (UFPB), tendo como responsáveis na 1ª GRE (João Pessoa), a professora Fernanda Tavares, e na 3ª GRE (Campina Grande), a professora Laudicéa Cavalcante da Silva, ambas da Gerência Operacional de Integração Escola/ Comunidade (GOIESC) da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

“A condição para a entrega do certificado será a frequência mínima de 75% e a participação do plano de ação, elaborado durante o curso, para ser executado nas escolas às quais os professores estão vinculados”, informou Hygia Margareth. Mais informações pelo telefone (83) 3218-4015.