Fale Conosco

18 de março de 2010

Professoras da Unesp ministram curso de especialização na UEPB



Continuam até este sábado (20) as aulas do Curso de Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e ministrado pelas professoras Lourdes de la Rosa Onuchic e Raquel Araium, do Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas (GTERP), vinculadas à Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Rio Claro).

Cerca de 20 alunos da Especialização em Ensino de Matemática e alguns mestrandos ouvintes participam do curso, que teve início no dia 16 deste mês e acontece nas salas de aula da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (PRPGP), instaladas no Campus de Bodocongó, em Campina Grande. O curso é direcionado a professores de Matemática do Ensino Médio, em efetivo exercício.

A professora Lourdes de la Rosa Onuchic foi convidada pelo professor Silvanio de Andrade, coordenador do Curso de Especialização em Educação Matemática da UEPB, para ministrar um módulo com 32 horas / aula, além da conferência “Educação Matemática, Matemática no Ensino Superior e Formação de Professores”, que foi realizada no Auditório do Curso de Psicologia na última segunda-feira (15).

Lourdes Onuchic é pesquisadora aposentada da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da UNESP e coordenadora do Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas.

“Minha proposta de trabalho é avaliar, ensinar e aprender matemática através da resolução de problemas, que é o verdadeiro ponto de partida. Quando o problema é lançado, fazemos com que o aluno o resolva e, assim, ele se tornará construtor do conhecimento, pois estará criando uma matemática nova e chegará a atingir o objetivo proposto”, explicou a professora Lourdes.

Com ela, também visita a UEPB a professora Raquel Araium, integrante do GTERP, com licenciatura em Educação Matemática, por meio da Universidade de Sorocaba (UNISO) e especialização no mesmo tópico, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Raquel é responsável pela aula ‘Jogos na Metodologia de Resolução de Problemas’, que ajuda a trabalhar a matemática através de jogos e do lúdico.

Os jogos utilizados em sala de aula foram criados pela própria docente e primam pelo audiovisual e rigor matemático. “As ideias vão sendo aplicadas aos jogos que os estudantes já conhecem e a intenção é que, aprendendo as técnicas, os alunos da especialização possam levá-las para a sala de aula no Ensino Médio”, esclareceu.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB