João Pessoa
Feed de Notícias

Professoras da Unesp ministram curso de especialização na UEPB

quinta-feira, 18 de março de 2010 - 19:08 - Fotos: 
Continuam até este sábado (20) as aulas do Curso de Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e ministrado pelas professoras Lourdes de la Rosa Onuchic e Raquel Araium, do Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas (GTERP), vinculadas à Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Rio Claro).

Cerca de 20 alunos da Especialização em Ensino de Matemática e alguns mestrandos ouvintes participam do curso, que teve início no dia 16 deste mês e acontece nas salas de aula da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (PRPGP), instaladas no Campus de Bodocongó, em Campina Grande. O curso é direcionado a professores de Matemática do Ensino Médio, em efetivo exercício.

A professora Lourdes de la Rosa Onuchic foi convidada pelo professor Silvanio de Andrade, coordenador do Curso de Especialização em Educação Matemática da UEPB, para ministrar um módulo com 32 horas / aula, além da conferência “Educação Matemática, Matemática no Ensino Superior e Formação de Professores”, que foi realizada no Auditório do Curso de Psicologia na última segunda-feira (15).

Lourdes Onuchic é pesquisadora aposentada da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da UNESP e coordenadora do Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas.

“Minha proposta de trabalho é avaliar, ensinar e aprender matemática através da resolução de problemas, que é o verdadeiro ponto de partida. Quando o problema é lançado, fazemos com que o aluno o resolva e, assim, ele se tornará construtor do conhecimento, pois estará criando uma matemática nova e chegará a atingir o objetivo proposto”, explicou a professora Lourdes.

Com ela, também visita a UEPB a professora Raquel Araium, integrante do GTERP, com licenciatura em Educação Matemática, por meio da Universidade de Sorocaba (UNISO) e especialização no mesmo tópico, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Raquel é responsável pela aula ‘Jogos na Metodologia de Resolução de Problemas’, que ajuda a trabalhar a matemática através de jogos e do lúdico.

Os jogos utilizados em sala de aula foram criados pela própria docente e primam pelo audiovisual e rigor matemático. “As ideias vão sendo aplicadas aos jogos que os estudantes já conhecem e a intenção é que, aprendendo as técnicas, os alunos da especialização possam levá-las para a sala de aula no Ensino Médio”, esclareceu.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB