Fale Conosco

15 de maio de 2009

Professoras cubanas vão ministrar curso na UEPB



A coordenação do curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inscreve, nesta segunda-feira (18), para o mini-curso ‘Introdução a uma Ciência Política desde o Sul’, a ser ministrado de terça-feira (19) a quinta-feira (21), das 14 às 18h, pelas professoras Ileana Padrón e Thalia Riverón, ambas da Universidad de La Habana, Cuba.

O objetivo do curso é expor os fundamentos da Ciência Política desde uma perspectiva do Sul, além de explicar a complexidade das relações políticas pela coincidência de revoluções de diferentes tipos na atualidade; analisar as distintas formas de participação política; determinar as características dos problemas globais, globalizados, mundiais desde uma perspectiva do Sul e os processos de construção da nova ciência política.

Nos três dias de curso serão debatidas questões sobre a lógica especial de um objeto político universal, a dinâmica assimétrica interior das relações nas conjunturas, nas tendências e nos processos e globalidade e construção de uma Ciência Política desde o Sul, entre outros temas.

Inscrição e vagas – Os interessados em participar do mini-curso deverão comparecer à Coordenação do Curso de Relações Internacionais e entregar o formulário de inscrição devidamente preenchido; o documento está disponível no local. A atividade é dirigida a alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores das diversas áreas das ciências sociais e humanas. São oferecidas 30 vagas e a seleção dos candidatos se dará pela ordem de inscrição.

Será o segundo curso ministrado pela professora Ileana Padrón na UEPB. A docente cubana ministrou até esta sexta-feira (15), também com a participação da professora Thalia Riverón, o mini-curso ‘A Teoria das Relações Internacionais e o Mapa Político da América Latina’. Ambas são doutoras em Ciência Política e professoras titulares da Universidad de La Habana, em Cuba.