João Pessoa
Feed de Notícias

Professora Janete Rodriguez é a nova diretora do Museu da Fundação Casa de José Américo

quinta-feira, 28 de abril de 2011 - 17:11 - Fotos: 

 

Nova diretora da FCJA é nomeada pelo governador Ricardo Coutinho. Foto: Secom-PB

A professora Janete Lins Rodriguez  é a nova diretora do Museu da Fundação Casa de José Américo. O ato de nomeação, autorizado pelo governador Ricardo Coutinho, foi assinado pelo presidente da instituição, Flávio Sátiro Fernandes Filho, e publicado no Diário Oficial do dia 26 de abril. A posse no cargo aconteceu na sala da presidência do órgão, com a presença dos demais diretores da FCJA.

O Museu guarda as mesmas características de quando José Américo residia na Casa, reunindo mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, assim como a biblioteca e o arquivo fotográfico. Além das exposições permanentes e temporárias, também oferece aos visitantes uma videoteca com vídeos sobre a vida e a obra de José Américo, contando inclusive com o filme “O Homem de Areia”, do cineasta paraibano Wladimir de Carvalho, com entrevistas ao vivo de José Américo, e importante coleção de vídeos sobre a cultura nordestina.

Na casa encontram-se várias obras do ministro-escritor e de outros autores, tanto em exposição quanto disponíveis para venda. O Museu está aberto à visitação de segunda a sexta, das 8 as 12 e das 14 as 18h. As escolas ou instituições poderão agendar visitas, que serão monitoradas, pessoalmente ou através do telefone 3214-8531.

Perfil – Janete Lins Rodriguez possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora aposentada da UFPB, professora titular da Universidade Estadual da Paraíba e na Fundação Casa de José Américo coordena o PROLER e representa o órgão na Curadoria do Artesanato Paraibano.