João Pessoa
Feed de Notícias

Professora estreia na literatura com lançamento de dois livros na Fundação Casa de José Américo

terça-feira, 29 de março de 2016 - 08:58 - Fotos: 

A professora e cronista Ana Adelaide Peixoto estreia no mundo da literatura lançando dois livros na Fundação Casa de José Américo, nesta sexta-feira (1º), às 19h. As obras de crônicas com os títulos “Brincos, prá que te quero?” e “De Paisagens e de outras tardes” recebem o apoio da FCJA.

Segundo a autora¸ o livro “Brincos, prá que te quero?” é composto por crônicas que passeiam pela memória pessoal, íntima. “Estórias das minhas vivências – infância, adolescência, vida. Uma certa saia cinzenta, um rock, um amor, uma saudade….”,  destaca. O livro é apresentado pela professora de literatura e atriz Lúcia Sander, hoje radicada em Brasília.

O livro “De Paisagens e de outras tardes” também é de crônicas. “Fala dos lugares da cidade, de algumas pessoas, de uma data, um certo carnaval, um bloco, um artista”, detalha Ana Adelaide. O prefácio é assinado pela professora e poetisa Vitória Lima.

Ambos os livros têm capa e ilustrações de Flávio Tavares e fotos de Antonio David. As crônicas foram selecionadas de publicações no site www.wscom.com.br e jornais A União, Correio e O Norte durante as últimas duas décadas.

Perfil – Ana Adelaide Peixoto Tavares, natural de Fortaleza (CE), é professora do Departamento de Letras Estrangeiras (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba.  Formada em Letras, fez pós graduação/ mestrado em Língua e Literatura Anglo Americana (UFPB), bolsista da Capes e do Conselho Britânico, num programa de pesquisa na University of Warwick-Inglaterra-1986/7.

Fez doutorado em Teoria da Literatura pela UFPE. Trabalhou com atividades culturais na Secretaria de Educação e Cultura do Estado, foi tradutora-intérprete da Assessoria Internacional da Reitoria-UFPB e integrou o Conselho de Cultura do Governo do Estado, no biênio 2008/2010.