João Pessoa
Feed de Notícias

Professora da Usp abre encontro sobre gestão documental em João Pessoa

segunda-feira, 28 de março de 2011 - 18:48 - Fotos: 

Com uma conferência da professora da Universidade de São Paulo (Usp), Ana Maria de Almeida Camargo, teve início nesta segunda-feira (28), na Fundação Casa de José Américo, o “I Encontro sobre gestão documental: por uma política estadual de arquivos públicos”. O evento, realizado pela FCJA, que inclui palestra, curso, reuniões e conferência, prossegue até quinta-feira (31), e faz parte das medidas planejadas para os primeiros cem dias de gestão do Governo Estadual.

Ana Maria alertou que a arquivologia tem sido pouco considerada como disciplina, que os arquivos nunca aparecem, porém são indispensáveis como ferramentas  de informação. Ela elogiou o Governo do Estado por, através da Fundação Casa de José Américo, investir em um evento que visa estender para todos os órgãos estaduais estes momentos de reflexão, debates e conscientização sobre o assunto, por pessoas que diretamente trabalham com arquivo. “É preciso dignificar o profissional, sem o qual nada funciona”, disse a professora, alertando sobre os riscos de se colocar pessoas despreparadas para a função.

Representando o governador Ricardo Coutinho, na ocasião, ao dirigir os trabalhos de abertura, o presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Fernandes Filho, ressaltou a importância do evento, no sentido de se abrir novas possibilidades para uma possível padronização da gestão documental, especialmente quanto aos documentos públicos que são diariamente produzidos pela administração estadual em geral. Coordenado pela diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da FCJA, professora Irene Rodrigues da Silva Fernandes, o reúne representantes de órgãos da administração direta e indireta do Estado.

O objetivo do encontro é estabelecer um novo olhar sobre a relação eficiência administrativa/gestão documental/preservação da memória histórica, iniciando os primeiros atos para uma possível padronização nas ações dessa área. Os participantes atuarão como agentes multiplicadores, visando facilitar o sucesso da proposta de construir um “Programa de gestão documental”, para o Governo do Estado da Paraíba. Na abertura, o professor José Octávio de Arruda Melo representou a Secretaria da Cultura.

Perfil – Ana Maria de Almeida Camargo é historiadora com atuação em Arquivologia, no campo da Arquivística. Ela tem coordenado projetos e prestado assessoria em instituições diversas no Brasil e no exterior. É autora de diversos trabalhos publicados em periódicos especializados e consultora do Instituto Fernando Henrique.