João Pessoa
Feed de Notícias

Professora da UEPB dá dicas para alunos que enfrentarão provas finais

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009 - 10:16 - Fotos: 

Conforme explicou a docente, estudar entre duas horas diariamente, durante o ano, já rende um bom resultado nas provas. Contudo, numa situação de emergência como representam os exames finais, três horas é o mais indicado. Nesse momento, celulares, computadores e aparelhos de televisão devem ficar desligados para não distrair a atenção.

Contudo, a professora orientou: estudar demais pode não dar bons resultados. "É importante que o aluno não deixe de fazer outras coisas ou o período será muito estressante", disse. Estudar no dia anterior às provas também é desaconselhável. Para a professora, na véspera, o melhor é fazer um programa leve com a família ou os amigos, a exemplo de ver um filme. “Algo que possa entreter, mas que não deixe o estudante cansado”, explicou.

O ideal, conforme acrescentou, é dividir o tempo entre as matérias e efetuar pausas. “Revisar as provas aplicadas durante o ano também auxilia neste processo”, explanou. Outra questão colocada por Cleonice é estabelecer o que deve ser estudado com mais ênfase. “Como as provas finais abrangem todo o conhecimento repassado o ano inteiro, é necessário observar o que não pode deixar de ser assimilado”, contou. Cleonice apontou que os alunos que costumam grifar nos textos, as passagens mais importantes, ressaltadas pelos professores quando das aulas, saem na frente neste quesito.

No decorrer do ano, ela orienta que os estudantes façam toda a tarefa de casa, revisem o conteúdo dado nas aulas do dia e também realizem leituras de textos complementares. “O hábito de ler deve ser cultivado pelos alunos, isso facilita bastante para que não precisem passar pelas finais e terminem o ano tranqüilos”, advertiu.

Ascom/UEPB