Fale Conosco

10 de fevereiro de 2015

Professora da rede estadual participa de programa transmitido pelo Canal Futura



A professora Maria Gracielly Lacerda, da Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa, localizada em Patos, será entrevistada, nesta terça-feira (10), no programa Sala de Debate, transmitido pelo Canal Futura, às 20h. A professora, que fez o curso do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo Integrado)  foi indicada pela coordenação estadual por ter desenvolvido uma experiência exitosa sobre o tema “Novas Tecnologias em Sala de Aula”.

Gracielly Lacerda, licenciada em Computação, leciona há quatro anos nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do curso profissionalizante do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI), nas disciplinas “Aplicativos Comerciais Livres”, “Arquitetura e Montagem de Computadores”, “Estatística” e “Operação de Computadores”.

A professora afirmou que percebeu muita diferença no rendimento dos alunos quando fez uso da tecnologia. “Esta ferramenta não é a salvadora da educação. Mas, se trabalhada de maneira estratégica e coerente com o conteúdo da disciplina, é muito eficaz. Os alunos se sentem desafiados e se esforçam para entender o conteúdo”, destacou.

Proinfo - O Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) teve início no Estado da Paraíba em 1997. No programa, o Governo Federal entra com os equipamentos, que são os laboratórios de informática e o Estado, em contrapartida, oferece a capacitação, realizada por professores multiplicadores treinados para conduzir o programa no Estado. Ao término do curso, o professor recebe um netbook. Até o ano de 2014, foram distribuídos pelo Governo do Estado 14 mil netbooks com os participantes do curso.

O Proinfo oferece atualmente quatro cursos. São eles:

- Introdução à Educação Digital (curso semipresencial, com carga horária de quarenta horas);

- Ensinando e Aprendendo com as TIC’s’(curso semipresencial, ofertado no ambiente virtual de aprendizagem);

- Ensinando por Projeto (curso semipresencial);

- Redes de aprendizagem (com quarenta horas semipresenciais).