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25 de setembro de 2017

Professora da Escola Cidadã Integral de Bayeux cria canal no Youtube para divulgar trabalhos de matemática



 

O protagonismo juvenil, foco da formação dos jovens nas Escolas Cidadãs Integrais, aliado ao uso positivo das novas tecnologias, fez com que surgisse o interesse dos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio em compartilhar o conhecimento adquirido na disciplina de matemática em um canal do Youtube.

Assim surgiu o Canal Math ECIT – BY, no qual alunos da Escola Cidadã Integral Técnica de Bayeux, das turmas de Mecânica e Design, postam vídeos da disciplina de Matemática, sob a orientação da professora Julyene Costa. A docente conta que os alunos participaram de uma Gincana da disciplina e os vídeos foram criados como parte das tarefas propostas pela gincana. “Tivemos a participação de seis turmas na gincana, e todas produziram vários vídeos. Um campeonato interno foi realizado em cada turma, onde foram escolhidos os melhores vídeos”, explicou a professora.

Para criar os vídeos, os alunos dividiram as tarefas de elaboração do roteiro, filmagem, figurino e edição. “Todos trabalharam juntos e até alguns pais participaram. O desafio era criar uma paródia original, ou seja, pensada e produzida por eles mesmos, acrescentando o máximo de conteúdos matemáticos possíveis”, explicou Julyene Costa.

O canal é abastecido pelos alunos e faz sucesso entre os estudantes. No total foram postados seis vídeos com as paródias: “Vai decorando”; “Como fazer você aprender”; “Vai aprendendo”; “Cheguei para ensinar”; “Função do 1º Grau” e “Função 1º Grau – só calcular”, abordando os assuntos da 1ª série do Ensino Médio (Funções de 1º e 2º Graus e Conjuntos) e da 2ª série (Razões Trigonométricas, Círculo Trigonométrico e Transformação de Radiano para Grau).

Por ser um modelo diferenciado de ensino, no qual os alunos são protagonistas, os vídeos fizeram muito sucesso entre os alunos e também entre os professores de outras disciplinas da escola. “A divulgação dos melhores vídeos criou muita expectativa entre os alunos e chamou a atenção de professores de outras disciplinas como Português. Em breve teremos mais vídeos interessantes no nosso canal”, contou a professora.

O canal “Math ECIT – BY” pode ser acessado pelo link:

https://www.youtube.com/channel/UClVrmk0Led_9ir3zyOQ5zDw/videos

 

Escolas Cidadãs Integrais – Trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação (Meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica) e também no Plano Estadual de Educação”).

O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.

Escolas Cidadãs Integrais Técnicas – A Escola Cidadã Integral Técnica segue o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

Este modelo de escola tem uma estrutura diferenciada, um currículo inovador e o tempo de permanência dos estudantes é de 9 horas e 30 minutos, construindo uma formação autônoma, competente e solidária, formando os jovens para o mundo do trabalho e contribuindo na construção de um projeto de vida.

Essas escolas também possuem salas temáticas, laboratórios de informática, ciências e outros espaços de vivências, onde os jovens podem transitar, a partir do seu projeto de vida, em suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as suas potencialidades.