João Pessoa
Feed de Notícias

Professor representa a Paraíba em encontro nacional de trânsito em São Paulo

sexta-feira, 28 de novembro de 2014 - 12:15 - Fotos:  Secom-PB

O projeto “Robótica educacional: Educação para o trânsito – uma questão de Direitos Humanos” vai representar o Estado no IV Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital, que acontece  nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Paulo. O projeto foi desenvolvido pelo professor de Ciências Paulo de Tarso, juntamente com os 25 alunos do 8º ano/manhã da Escola Estadual Governador Antônio Mariz, do Conjunto Funcionários III, em João Pessoa.

O projeto concorreu  por meio de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Fundacion Mapfre. “Esse projeto surgiu da necessidade de sensibilização de pessoas no trânsito; trabalho o passo a passo com os alunos em conjunto com a comunidade. Começamos com uma turma e depois toda a escola se envolveu, contribuindo com ideias, confecção de cartazes e maquetes”, reforçou o professor Paulo.

O Programa “Educação Viária é Vital” tem por objetivo incentivar a convivência harmoniosa no trânsito e, desde 2004, vem se consolidando como uma ação educativa interessada em estabelecer novas formas de se relacionar com os espaços de circulação, nos diversos municípios participantes. O diretor da escola, Gabriel dos Santos, disse que desde o início do ano o projeto vem sendo aplicado na escola por meio de palestras e visitas a órgãos como Detran e Polícia Rodoviária Federal.

Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, e levando-os a implementar ações que visem a melhoria nestas condições, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente.

O Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital marca a última etapa de realização do programa e objetiva incentivar a reflexão sobre a relevância e importância do desenvolvimento de ações educacionais dentro da temática do Programa; apresentar os projetos de destaque dos municípios/ estados participantes, dando visibilidade às ações realizadas pelas escolas; fomentar a troca de ações e metodologias desenvolvidas pelas escolas participantes e realizar a premiação dos projetos de destaque em âmbito nacional.