João Pessoa
Feed de Notícias

Professor e ex-aluna da UEPB lançarão livro sobre Colonização Espanhola

sexta-feira, 14 de maio de 2010 - 08:54 - Fotos: 

Em parceria com a historiadora Maria da Luz da Silva, o arqueólogo e professor de História da Universidade Estadual da Paraíba, Juvandi de Souza Santos, lançará o livro “Da Formação dos Estados Ibéricos a Conquista e Colonização Espanhola da Capitania Real da Paraíba”. A obra, publicada pela JRC Gráfica e Editora, será apresentada durante a 5ª Semana de Humanidades da UEPB, realizada entre os dias 24 e 28 de maio, no Campus III, em Guarabira.
 
De acordo com os autores, as pesquisas para o livro foram iniciadas em 2004, quando a então orientanda do professor Juvandi, Maria da Luz da Silva, começou a escrever sua monografia final no curso de História da UEPB. Percebendo uma deficiência nos estudos didáticos sobre a história da Paraíba, eles idealizaram a ampliação do trabalho monográfico, transformando-o em uma publicação didática, voltada a alunos do ensino fundamental ao universitário, pela simplicidade e explicação dos termos.
 
“Resolvemos analisar até que ponto os espanhóis participaram efetivamente do processo de conquista da Capitania Real da Paraíba e percebemos que tanto havia indivíduos das classes mais baixas até as mais elevadas, como os pertencentes à coroa espanhola e os generais. Isso também ocorreu no processo de edificação da cidadela de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em 1585, uma homenagem a Felipe II, rei da Espanha na época”, explicou o professor Juvandi.
 
Nas palavras do professor doutor Ruston Lemos de Barros, responsável pela apresentação do livro, “chama atenção a busca dos historiadores em interligarem a história da formação dos Estados Ibéricos a história regional da Paraíba, isto é, as suas origens”. Além disso, ele afirma que, da forma como foi escrito, o estudo deixa claro que é dirigido tanto aos historiadores em geral, como aos estudantes de todos os níveis. Outras informações podem ser adquiridas pelos telefones (83) 3342-6683 ou (83) 9983-8198.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB