João Pessoa
Feed de Notícias

Professor da UEPB lança livro teórico sobre Arqueologia

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 10:20 - Fotos: 

O livro é voltado para alunos de História, especialmente para as disciplinas de Arqueologia, e mantém uma linguagem clara e objetiva, mas que também agrada ao técnico e especialista mais exigente. Com ele, o autor procura preencher uma lacuna na área, apresentando também, quando oportuno, exemplos das pesquisas desenvolvidas na região.

“A minha intenção com este volume é preencher um espaço existente na Paraíba, devido à escassez deste material. No livro, trabalho a parte teórica sempre dando exemplos ligados a tudo que está sendo desenvolvido em nosso Estado”, discorreu o professor.
A obra pode ser utilizada como livro-texto durante as aulas de graduação e pós-graduação, principalmente nos cursos de história ou por aqueles que desejam iniciar-se nas ciências arqueológicas.

O autor justifica que, na maioria das vezes, quando é preciso fazer pesquisas em aparatos teóricos e literários em Arqueologia, eles não são facilmente encontrados por aqui. “Assim, temos que nos deslocar a outros centros, como Recife, Bahia, São Paulo ou Rio Grande do Sul, em busca de determinados livros que abordem as correntes teóricas seguidas pela Arqueologia”, explicou.

Com a publicação, ele objetiva concentrar as principais correntes teóricas trabalhadas pela Arqueologia, fazendo um apanhado das teses mais relevantes entre os séculos XV e XXI. “Como toda Ciência, o aluno precisa ter um norte, um guia e o livro detém esse objetivo”, ressaltou.
“Arqueologia: correntes e perspectivas” já está disponível nas livrarias Cultura e Casa do Colegial, em Campina Grande, bem como na Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e, em breve, será disponibilizado na Biblioteca Central da UEPB.

Ascom/UEPB