João Pessoa
Feed de Notícias

Professor da UEPB lança livro com coletânea de pesquisas arqueológicas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 - 19:23 - Fotos: 

Conhecido pesquisador no campo da Paleontologia e presença assídua nos sítios arqueológicos paraibanos, o professor Juvandi de Sousa, do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, lança pela Editora Universitária da UEPB (EdUEPB) seu 16º livro intitulado ‘Ensaios de Arqueologia’. A nova obra conta com artigos de nove pesquisadores colaboradores, incluindo estudos em campos internacionais.                                                                               
De metodologia didática e de fácil compreensão, o livro aborda diversos segmentos no que se refere ao estudo do passado da humanidade, partindo desde as formações geológicas e linguagens rupestres, passando por pesquisas biomoleculares e odontológicas, até os registros dos mais recentes conflitos e atividades militares.

Para Juvandi, a obra é uma coletânea de textos interdisciplinares com o objetivo de apresentar ao leitor o resgate da cultura e o modo de vida de um povo, através dos vestígios históricos e arqueológicos. “O livro cria um cenário único e completo na reconstituição de uma cultura antiga, sendo isso, fruto de um resultado nas parcerias de pesquisas com outras ciências em um foco dedicado ao assunto”, complementa o professor.

Com materiais inéditos envolvendo pesquisas raras no Brasil, o exemplar se destaca pelos estudos no campo da arqueologia experimental, que trata da análise dos métodos e instrumentos de trabalho desenvolvidos pelo homem pré-histórico; a arqueologia molecular, na reconstituição do DNA de populações indígenas já extintas; e pela arqueologia histórica, que, no livro, apresenta estudos sobre atividades militares em cavernas da Eslovênia, durante as duas últimas grandes guerras.

Destinado a estudantes das ciências sociais e biológicas, bem como ao publico leigo interessado no assunto, ‘Ensaios de Arqueologia’ será lançado a partir do mês de fevereiro nas principais livrarias do Estado.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB