Fale Conosco

18 de janeiro de 2018

Professor da Rede Estadual representa a Paraíba no STEM TechCamp Brasil 2018



O professor de Matemática Ricardo José, da Escola Estadual Manoel Avelino de Paiva, da cidade de Caldas Brandão, foi escolhido para representar a Paraíba no STEM TechCamp Brasil 2018. O Programa STEM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

O programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

O professor José Ricardo falou da expectativa para participar do encontro. “Espero conhecer e aperfeiçoar novas técnicas científicas garantindo o uso de tecnologias para o ensino”, disse o professor.

A organização do Programa STEM TechCamp Brasil arcará com os custos de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação dos 60 selecionados para a 1ª edição do programa participarem do Encontro “STEM TechCamp Brasil 2018”, que acontecerá no período de 19 a 23 de fevereiro de 2018, na USP em São Paulo.

O professor José Ricardo, juntamente com os outros participantes escolhidos, participará do evento que contará com atividades de sensibilização e formação para desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de STEM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas.

Estão planejadas atividades com a equipe do TechCamp de Washington – EUA, palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo, discussões em grupo, construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking, elaboração da primeira versão de suas respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares. Além disso, os participantes terão acesso à plataforma de comunicação da Rede STEM TechCamp Brasil para troca de experiências e suporte à distância de especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do LSI-TEC, da POLI-USP e do Grupo +Unidos (que reúne diversos profissionais de empresas americanas estabelecidas no Brasil).

Os participantes também participarão do painel de “Estratégias e Ações de Destaque voltadas a STEM em Redes Públicas de Educação”, na edição de 2019 da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que acontecerá em março de 2019, na USP em São Paulo.