João Pessoa
Feed de Notícias

Estado reforça prevenção às drogas nas escolas

sexta-feira, 1 de março de 2013 - 17:57 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

Mais 35 policiais militares estão habilitados para trabalhar na prevenção às drogas nas escolas públicas e privadas da Paraíba. Nesta sexta-feira (1), eles concluíram a qualificação (com duração de duas semanas) para atuarem como instrutores no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), presente em mais de 50 instituições de todo o Estado.

Nesta turma, que já é a terceira formada este ano, outros dois policiais já formados no Proerd fizeram o curso como atualização, totalizando 37 alunos. Eles vieram dos mais diversos municípios do Estado – como Monteiro, Guarabira, Catolé do Rocha, Sousa, Patos, Mamanguape, Santa Rita, Princesa Isabel e Campina Grande – para aprender pedagogicamente como ser um amigo e educador das crianças e adolescentes da Educação Infantil, entre as 5ª e 7ª séries.

A primeira dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, prestigiou a solenidade. Considerada pelos policiais militares a Madrinha do Proerd, Pâmela destacou o entusiasmo dos policiais engajados num programa tão importante para que as crianças não se envolvam com drogas. Ela ressaltou que a missão dos que atuam no Proerd é uma das mais nobres porque ajuda a educar crianças e adolescentes. “Educando essas crianças, esses jovens, vocês estão transformando a sociedade em que vivem. Então sejam multiplicadores dessa missão, dessa vontade de melhorar cada vez mais nossa Paraíba”, conclamou.

Pâmela Bório disse ainda que uma das metas é que a Paraíba seja um Centro de Formação de Instrutores e de Mentores do Proerd e acredita que as sementes estão sendo plantadas e a realidade já está começando a ser mudada.

Conforme a coordenadora estadual do programa, capitã Ticiana Soares, esses instrutores vão se somar aos 79 formados nas duas primeiras turmas deste ano e atuarão em todos os batalhões da PM, inclusive no 8º BPM (sediado em Itabaiana) e o 9º (Picuí), que pela primeira vez vão ganhar instrutores do Proerd.

“Nossa pretensão é fazer com que, até o final de 2014, o Proerd chegue a todas as cidades da Paraíba. Atualmente, estamos em 50 cidades e já atendemos mais de mil escolas. Só em 2012, foram mais de 150 instituições visitadas e cerca de 10 mil crianças beneficiadas. Número este que deve quadriplicar este ano, já que esperamos atender 40 mil alunos”, detalhou Ticiana.

Segundo ela, a turma formada nesta sexta-feira (1), em solenidade no Centro de Educação da PM (em Mangabeira, na capital), teve como facilitador o capitão da Polícia Militar de Santa Catarina, Reginaldo Rocha de Sousa. O estado é um dos sete Centros Formadores do Proerd em todo o Brasil, sendo referência na prevenção às drogas nas escolas.

“O espírito do Proerd é de alegria. Trabalhar com a prevenção é o papel de cada desses policiais que estão se formando e tenho certeza que eles vão fazer a diferença na Paraíba”, disse Rocha, durante a solenidade.

Estiveram presentes na solenidade, além  da primeira dama da Paraíba, Pâmela Bório, o subcomandante geral da PM, coronel Francisco de Castro, que representou o comandante geral, coronel Euller Chaves, e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. 

O Programa – O Proerd conta com três níveis de formação profissional. O instrutor, que trabalha diretamente com as crianças, o mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o máster (capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

Na Paraíba, a PMPB já formou mais de 85 mil crianças nos 12 anos de funcionamento do programa, que está presente em 50 cidades e já passou por mais de mil escolas em todo o Estado. Em cada uma delas, o trabalho de combate às drogas é feito em 12 encontros. Um policial militar fica responsável por organizar, junto à escola, as atividades pedagógicas e lúdicas que fazem parte da grande do programa. Ao final do ciclo, é feita uma formatura relembrando as lições que foram apreendidas ao longo das aulas.