João Pessoa
Feed de Notícias

Produção familiar de agricultores é destaque na zona rural de Pilar

quinta-feira, 30 de março de 2017 - 11:01 - Fotos:  Secom-PB

Como obter renda familiar trabalhando de forma sustentável com sistema integrado que agrupa avicultura, quintal produtivo e ovinocultura? O exemplo vem dos agricultores Josenildo Gomes da Silva e Mônica Cristina de Oliveira na granja de um hectare de terra, no município de Pilar, a 50 km da Capital.

Depois de abandonar o emprego de pedreiro numa construtora, Josenildo investiu na porção de terra que possuía há doze anos. Procurou a Emater e solicitou orientações para a implantação das atividades agrícolas.

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada, obteve financiamento de R$ 50 mil para a implantação de equipamentos que deram uma nova paisagem à propriedade, como perfuração de poço artesiano, construção de edificações para a criação de ovinos, galinha caipira, cultivo de pastagem e outras benfeitorias.

No sítio existe quintal produtivo com hortaliças de diversos tipos de fruteiras, tais como mangueiras, abacate, jaca, laranja, mamão, romã. Os agricultores ainda plantam milho, feijão, macaxeira e batata-doce. Instalou canteiro de mudas destinadas à comercialização e numa área plantou palma forrageira.  “De tudo cultivamos um pouco”, disse Josenildo.

Ao tempo em que fez os investimentos e a melhoria da estrutura do sítio denominado de “Granja Santa Luzia”, o casal de agricultores inaugurou restaurante rural para atendimento no sinal de semana, mas também se propõe entregar galinha abatida ou cozida, por meio do contato pelo telefone 98623-6948.

Os agricultores são fornecedores aos programas de compras governamentais do governo, PAA e PNAE, o que lhes garante uma renda, além de fornecer parte da produção para a feira livre da cidade.

Mesmo em fase da estiagem que se verificou na região, com o poço artesiano perfurado com orientação da Emater permitiu a continuidade de suas atividades. Uma cisterna com capacidade de 32 mil litros garante um armazenamento de água por um longo período sem chuva.

Nesta semana, os assessores estaduais de bovinocultura e avicultura Vicente de Assis Ferreira e Hermano Araújo, na companhia dos extensionistas João Gonçalves, do escritório da Emater em Pilar e Antonio Jocemar e Berenice Oliveira de Lima, do escritório regional da Emater em Itabaiana, estiveram na comunidade rural para orientações quando a produção de aves, criação de caprinos e outras atividades agropecuárias.