Fale Conosco

18 de maio de 2009

Produção e comercialização de mel será ampliada em Água Branca



Técnicos da Emater lotados na Unidade Operativa de Água Branca, na região administrativa de Princesa Isabel, estão desenvolvendo ações para aumentar a produção de mel e a sua comercialização junto ao Programa de Compra Direta com Doação simultânea, uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Centenas de produtores rurais e instituições sociais em várias regiões da Paraíba estão sendo beneficiados.

Implantado com apoio da secretaria municipal da Prefeitura local, o Programa de Compra Direta com Doação Simultânea garante um limite máximo de R$ 3.500,00 ao ano por agricultor familiar. O produto, no caso o mel, será vendido à Conab, que distribui com instituições sociais carentes do município e regiões vizinhas.

Atualmente, segundo o coordenador regional da Emater de Princesa Isabel, Francisco Evaristo Diniz, a produção de mel no município de Água Branca gira em torno de uma tonelada e essa produção tem se constituído na principal fonte alternativa de emprego e renda das famílias rurais do município.

Além de Água Branca, o programa de Compra Direta com Doação Simultânea é executado, com sucesso, na região de Sousa, onde 234 agricultores familiares produzem alimentos para 24 instituições sociais de apoio a drogados, asilos, hospitais, creches, escolas públicas estaduais e municipais e associações evangélicas, atendendo 6.657 pessoas que recebem produtos hortifrutigranjeiros e cereais.  No ano passado essas doações chegaram a mais de 300 toneladas.
  
A luta dos técnicos da Emater de Água Branca é agora no sentido de conquistar novos parceiros para aumentar a produção de mel e melhorar a sua comercialização. Para os produtores rurais das comunidades de Lagoinha, Muritiba, Bom Jesus e Marrecos, entre outras, essa atividade além de melhorar a qualidade de vida vai também gerar oportunidades de trabalho no meio rural.

Lourdinha Araújo, da Assessoria da Emater