João Pessoa
Feed de Notícias

Produção de hortaliças incentiva agricultura familiar em Uiraúna

terça-feira, 22 de março de 2016 - 15:51 - Fotos: 

A produção de hortaliças com a utilização do sistema de irrigação por gotejamento e o uso de produtos naturais, com o acompanhamento continuado da extensão rural, gera oportunidades de negócios nas comunidades Santa Umbelina e Arrojado, no município de Uiraúna. Parte dos produtos como coentro, pimentão, repolho, alface, cebelinha, beterraba e couve-flor é destinada à comercialização ao Programa Nacional de Alimentação Escola (Pnae), no qual os agricultores estão inscritos, e o excedente vendido nas feiras livres da região.

Os agricultores familiares José Evonaldo da Costa Pinheiro e Francisco Evonaldo, residentes nas duas comunidades rurais, optaram pelo cultivo de hortaliças, depois de receberem orientação dos extensionistas. São 0,7 hectares de área explorada pelos agricultores, todos bastante receptivos às práticas e orientações. O grupo de agricultores foi contemplado com recursos do Pronaf e montaram toda a infraestrutura para viabilizar a produção, com orientação da Unidade Operativa da Emater em Uiraúna.

Na companhia dos extensionistas Geraldo Luiz, José Geraldo, Edson Brito e Raimundo Rutênio, o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino visitou as unidades produtivas para acompanhamento dos trabalhos ali realizados com relação ao plantio, que segue um calendário para não faltar o produto.

Nas propriedades, eles utilizam o esterco de gado retirado no próprio curral, montaram rede de proteção das hortaliças e construíram um poço para retirar a água que utilizam na irrigação das culturas.

“Os agricultores são muito receptivos às orientações dos técnicos. A vida socioeconômica desses produtores e suas famílias melhorou cem por cento”, comentou Assis. A Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, conta com a parceria do Banco do Nordeste.