João Pessoa
Feed de Notícias

Procuradoria Geral do Estado terá novo sistema gestor de processos

sexta-feira, 18 de março de 2011 - 10:55 - Fotos: 

A Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB), por intermédio da Subgerência de Tecnologia da Informação (SGTI), lança na próxima segunda-feira (21), uma nova versão do Sistema Gestor de Processos (SGP), criado e mantido pela equipe da SGTI para ser o principal sistema de trabalho para o registro, distribuição e tramitação de processos online no âmbito da PGE. A nova versão, denominada 2.1, terá um novo layout, que será mais funcional e possibilitará o acesso mais ágil às funcionalidades do sistema.

De acordo com o subgerente da SGTI, Guido Giuseppe, o novo sistema concentra as informações de todos os processos, sejam de esfera administrativa ou judicial, que são de interesse do Estado. Além disso, é produzido e mantido pela equipe da SGTI utilizando tecnologias de licenciamento livre.

“O novo aplicativo pertence a PGE, de forma que a Procuradoria está isenta de custos relativos a licenças de software sobre o mesmo, e possui a liberdade de escolher que empresa prestará o serviço de manutenção, inclusive através de licitação”, explicou.

Os principais objetivos do SGP são a dinamização dos trâmites processuais, através da simplificação dos procedimentos operacionais; a informatização dos núcleos do interior, de modo que as representações da PGE fora da capital disponham das mesmas ferramentas oferecidas a sede; a centralização das informações consolidando em uma base única a maior quantidade possível de informações relevantes de cada processo; e a facilitação do intercâmbio de informações com órgãos de interesse, tais como a Secretaria de Estado da Receita, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público.