João Pessoa
Feed de Notícias

Procurador geral da UFPB lança livro na Fundação Casa de José Américo

terça-feira, 22 de março de 2011 - 10:24 - Fotos: 

Numa ação de parceria cultural, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) une-se à Academia Paraibana de Filosofia para o lançamento do livro “A Medida do Possível (e outros poemas da aldeia)”, do procurador geral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Francisco Gil Messias. O lançamento será na quinta-feira (24), às 18h, no Auditório da Fundação, na orla do Cabo Branco. A apresentação será do professor e escritor Chico Viana.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Fernandes Filho, enfatizou que a FCJA não apenas acolhe, mas concede todo apoio e infraestrutura necessária para a realização de eventos culturais. O prefácio do livro é assinado por Félix de Carvalho, que sintetiza o teor da obra. “Convidamos o leitor a dar um passeio por essa aldeia. Ela começa nas reminiscências do autor sobre fatos e vivências de sua infância e vai se ampliando até atingir horizontes mais amplos. Na direção contrária, traz os problemas e conflitos de outras aldeias para dentro do seu mundo. Neste trajeto, existem as várias estações nas quais podemos descansar e refletir sobre nós mesmos, nossas atitudes, nossas relações e, por fim, sobre a sociedade em que vivemos”.

Natural de João Pessoa, Gil Messias utiliza no livro ilustrações do arquiteto e artista plástico Sóter Carreiro, dos recantos históricos da “capital das acácias”, fazendo assim uma aclamação à sua terra natal. E neste aconchego de reminiscências, dedica o livro à sua primeira professora: “Para Dona Laudicéia, que me ensinou o alfabeto e tornou tudo possível”, fazendo um trocadilho com o título do livro.

Gil Messias é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerce o cargo de procurador federal, do quadro de Advogacia-geral da União. É membro da Academia Paraibana de Filosofia e do Instituto de Estudos Kelsenianos. Exerceu o magistério no curso de Direito do Unipê e na Escola Superior de Magistratura da Paraíba. Publicou o livro “Olhares – poemas bisssextos”, além de trabalhos jurídicos em revistas especializadas. O livro tem o selo da Editora Idéia.