Fale Conosco

12 de junho de 2009

Procurador geral aborda combate ao crime organizado em Jornada Jurídica, em Patos



O procurador geral do Estado, Marcelo Weick Pogliese, foi um dos palestrantes convidados da VIII Jornada Acadêmica Jurídica realizada na semana que passou, no município de Patos. Ele abordou o tema ‘A participação do Estado no combate ao crime organizado’, durante o ciclo de palestras promovido pelo curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos (FIP). A Semana de Atividades Complementares teve como foco a criação de um espaço de discussão acerca de questões políticas e jurídicas atuais.
 
A programação foi aberta na segunda-feira (8), às 19h, no Ginásio de Esportes da FIP, pela Banda de Música Militar. Em seguida, a direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participou do evento com as abordagens ‘A OAB vai à faculdade’, pelo presidente José Mário Porto e vice-presidente Gilvância Maciel; ‘O papel da OAB no estado democrático de direito’, pelo secretário-geral Geilson Salomão Leite; ‘As profissões jurídicas’, pelo conselheiro federal Delosmar Mendonça, além da apresentação dos presidentes das comissões da instituição.
 
No segundo dia do evento, terça-feira (9), foram ofertadas oficinas jurídicas com reflexões sobre ‘A pena  de morte: um tema controverso’, pelos debatedores  José  Lacerda  Brasileiro e Breno Wanderley César Segundo. No período da tarde, a temática também foi levada ao cinema, com a exibição do filme ‘A vida de David Gale’, seguida por discussões entre os participantes.

As palestras da noite ocorreram no Ginásio de Esportes, com a participação do delegado federal Francisco José Martins da Silva, que ministrou ‘Combate ao crime organizado’, e do procurador da República Yordan Moreira Delgado, que discutiu o ‘Interrogatório através de vídeo-conferência’. O procurador geral Marcelo Weick encerrou o ciclo de palestras com a temática ‘A participação do Estado no combate ao crime organizado”, que também contou com a participação do juiz de Direito Wladimir Alcibíades Cunha.

O último dia da VIII Jornada Acadêmica Jurídica foi marcado pela realização de jogos escolares com as disputas entre classes e pelas palestras ‘A nova gestão pública brasileira”, ministrada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e ‘O STF e a administração pública: principais decisões da Suprema Corte em matéria administrativa”, pelo juiz de Direito Muniz Barreto.

Marina Magalhães, da Assessoria de Imprensa da PGE (com informações da Assessoria da FIP)