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24 de março de 2014

Procon-PB revela que usuários de transporte coletivo estão insatisfeitos com tempo de espera pelos ônibus



Os usuários de transporte coletivo de João Pessoa não estão satisfeitos com a qualidade do serviço prestado. A constatação é de pesquisa realizada pelo Procon Estadual da Paraíba (Procon-PB), que entrevistou 100 usuários de transportes coletivos da Capital e fez questionamento sobre o serviço entre os dias 16 e 18 deste mês, no Parque Solon de Lucena, Centro de João Pessoa.

Conforme o levantamento, a maior parte dos usuários está incomodada com o tempo de espera por um ônibus no bairro onde moram, que atinge uma média de 36 minutos, fazendo com que 74% dos entrevistados se mostrassem insatisfeitos.

Outra preocupação da maioria dos usuários diz respeito à segurança ao utilizar o transporte coletivo: 57% consideram ruim a segurança no interior dos veículos; 35% regular; e 8% classificam como boa. Neste quesito, os usuários consideraram tanto os riscos de assaltos como os riscos de acidente nos veículos.

Com relação à qualidade dos ônibus, 39% avaliam como ruim, enquanto 36% classificam como regular e 25% bom. Já no quesito ‘limpeza’, apenas 25% classificam como bom ou ótimo, e no que diz respeito ao conforto apenas 13% avaliam a qualidade do serviço como boa ou ótima.

Segundo o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, de posse do levantamento, o próximo passo será convocar uma reunião com as empresas de transportes coletivos que atuam na capital. “Os usuários estão sendo obrigados a pagar por algo que não está satisfazendo totalmente suas necessidades. O transporte coletivo é uma concessão pública e precisamos lutar pela melhoria deste serviço”, comentou.

A pesquisa revela ainda que 81% dos entrevistados utilizam o Terminal de Integração do Varadouro, 40% utilizam o serviço de Integração Temporal, 52% avaliam como bom ou ótimo o comportamento dos motoristas e 50% classificam como bom ou ótimo o comportamento dos cobradores.